5G com onda milimétrica de 39 GHz
Redação, Infra News Telecom
Em colaboração com a operadora NTT DOCOMO, a Huawei concluiu um teste 5G usando a tecnologia IAB – Integrated Access Backhaul, com onda milimétrica de 39 GHz.
O teste de campo foi realizado em Yokohama, no Japão, e utilizou wireless backhauling para conectar a estação radiobase e um nó de retransmissão 5G.
A IAB melhorou, significativamente, a cobertura e a capacidade de ondas milimétricas. Foi alcançada, com o dispositivo móvel, uma taxa de transferência superior a 650 Mbps, com latência de 1,6 ms, fora do alcance da estação radiobase. O nó de retransmissão e o equipamento do usuário estavam em condições de mobilidade durante os testes.
Normalmente, as ondas milimétricas oferecem uma cobertura limitada devido à alta perda de propagação e interferência das construções. A necessidade de um feixe direcional estreito para focar a potência de transmissão pode complicar ainda mais os esforços para conseguir uma cobertura de área ampla fora da linha de visão.
Tecnologia IAB
A organização de padrões 3GPP já considera a tecnologia IAB como um novo padrão 5G New Radio (NR). A tecnologia envolve o uso de uma antena com lente focal compacta, que concentra ondas de rádio em uma direção específica para a transmissão de longa distância, com especificações que reduzem a interferência entre os links wireless-backhaul e de acesso sem fio, além de permitirem transmissões simultâneas de dados na mesma frequência.
Os nós IAB ainda realizam transmissões de dados em baixa latência, por meio do feixe para uplink e downlink, e coordenam, de forma eficiente, o agendamento de recursos de rádio entre os links de backhaul e de acesso.
O teste demonstrou que a IAB melhora drasticamente a cobertura e a capacidade da ondas milimétricas. Também provou que a tecnologia facilita o uso da comunicação 5G, com alta velocidade e baixa latência entre prédios altos, em ilhas isoladas ou em regiões montanhosas, onde a instalação da fibra óptica apresenta problemas.
A Huawei e a DOCOMO têm realizado uma série de testes 5G em larga escala em áreas externas, desde dezembro de 2014. Os trials incluem plataformas como a Massive MIMO para banda larga móvel aprimorada (eMBB) e comunicações ultra confiáveis de baixa latência (URLLC) para aplicações verticais avançadas.