65% da população mundial terá dados pessoais protegidos por regulamentações de privacidade até 2023
Redação, Infra News Telecom
Em 2023, de acordo com previsões do Gartner, 65% da população mundial terá seus dados pessoais protegidos por algum tipo de regulamentação de privacidade digital, como a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Hoje, apenas 10% da população está protegida digitalmente por algum tipo de norma ou lei.
Os analistas do Gartner alertam que os líderes de segurança e gestão de risco precisam implementar o quanto antes recursos que suportem o aumento do volume de dados, assim como maior variedade e velocidade para os controles, implementando um programa completo de privacidade que seja capaz de gerenciar três estágios na gestão de informações: estabelecimento, manutenção e evolução. “Os líderes de gerenciamento de segurança e risco (SEM – de Security and Risk Management) precisam ajudar suas empresas a adaptarem as práticas de tratamento de dados pessoais sem expor os negócios a perdas por meio de multas ou danos à reputação”, diz Nader Henein, vice-presidente de pesquisas do Gartner.
De acordo com Henein, o primeiro estágio para a implementação de programas de privacidade nas empresas é o estabelecimento, no qual são mapeados recursos básicos e tecnologias para a condução de um programa de gerenciamento de dados. “Este mapeamento é necessário para qualquer companhia voltada para os clientes e que processe informações pessoais. Isso inclui a descoberta e o enriquecimento que permitem que as empresas estabeleçam e mantenham registros de riscos à privacidade”, acrescenta.
O estágio seguinte, o de manutenção, no qual as organizações dimensionam seus programas de gerenciamento de privacidade. Este passo se concentra na administração contínua e no gerenciamento de recursos necessários para a realização das análises. Isso inclui melhorar o tempo de respostas a incidentes que violem dados pessoais, bem como trazer automação para avaliações de impacto de privacidade.
Já a etapa de evolução inclui ferramentas especializadas, buscando recursos que que se concentram na redução do risco de privacidade com pouco ou nenhum impacto no uso de dados. Um dos recursos mais populares permite que as organizações extraiam insights sobre seus consumidores de grandes bases de dados sem expô-los a riscos excessivos de privacidade. Esse tem sido um recurso crítico para as equipes de marketing.