96,5% dos empresários brasileiros trocariam os seus sistemas de telefonia tradicionais por soluções na nuvem
Redação, Infra News Telecom
Um estudo sobre telefonia corporativa no Brasil, realizado pelo núcleo de pesquisa da agência de comunicação Arebo, para a L5 Networks, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias e soluções de telecom em nuvem, apontou que parte dos empresários brasileiros não entendem bem o que significa telefonia em nuvem e que ainda confundem ferramentas como Skype e Whatsapp com o sistema. Porém, após serem apresentados aos recursos e entenderem o funcionamento da tecnologia, 96,5% dos entrevistados declararam que trocariam os sistemas de telefonia convencional pela nuvem.
Dos entrevistados que passariam a utilizar a tecnologia, as características que mais chamaram a atenção foram a rapidez (78,4%), redução de custos (75%), qualidade (63,6%) e mobilidade (50%) das chamadas, além de um melhor desempenho em videoconferências (43,2%).
Foram ouvidos 1,2 mil empresários brasileiros. Segundo a pesquisa, 17% deles já utilizam a telefonia em nuvem em suas empresas e destacam a qualidade das chamadas e os relatórios gerados pelo PABX na nuvem, além das gravações e monitoramento da telefonia, como essenciais para a rotina do trabalho.
A opção de migração já está em fase de estudo por 9,1%, dos 83% dos consultados que ainda não utilizam a tecnologia. Quando questionados sobre o por que ainda não contam a telefonia IP em suas empresas, 31,9% declararam não conhecer sobre o serviço, 30,6% disseram já ter ouvido falar sobre o tema, mas ainda não conheciam os seus benefícios, e 19,4% acreditam que a telefonia IP não se enquadra no perfil da empresa.
“A pesquisa aponta um campo fértil para as empresas brasileiras de telefonia em nuvem, que podem explorar novas oportunidades durante 2019”, diz Chabbouh, destacando que, no ano passado, a L5 Networks teve um aumento de 27% nos seus negócios, em relação a 2017. “Prevemos uma maior atuação este ano, com novos serviços e produtos. Um dos destaques é a nossa solução “omnichannel”, uma plataforma que permite o atendimento por meio de chats via todos os canais disponíveis, como voz e vídeo. Apostaremos nos robôs em voz e chats, tudo isso integrado naturalmente”.
A L5 Networks conta com diversos serviços, entre eles, o Callbox que tem como recurso a URA humanizada, um pré-atendimento que guia de clientes pelos menus similares a uma conversa entre humanos, relatórios completos com gráficos, resumos de chamadas e monitoramentos, gerando flexibilidade e otimização da infraestrutura, tudo baseado em tecnologia cloud.