A disciplina é a mãe do êxito
Edgar Amorim, facilitador DiSC e coach executivo, da Amorizar Pessoas
O título deste artigo é uma frase atribuída a Ésquilo, um dramaturgo da Grécia antiga, considerado o pai da tragédia grega. Atentem para a conexão de “êxito” e “disciplina”. Muito se fala e se escreve sobre as habilidades para uma carreira de sucesso, porém a disciplina (habilidade essencial) acaba ficando em segundo plano. Tem-se a impressão de que disciplina é algo que a pessoa deve possuir naturalmente e que não há o que desenvolver – e muitas vezes o que uma carreira de sucesso precisa é de disciplina. Não adianta ter inúmeras habilidades, se quando é preciso colocá-las em prática a pessoa fica dispersa, perde o foco e tantas outras coisas que acabam delongando a conquista de metas ou até mesmo impedindo que elas aconteçam.
Disciplina é a capacidade de manter o foco e a constância em atividades necessárias para se atingir metas desejadas, mesmo quando essas atividades ou comportamentos não são agradáveis ou fáceis. Envolve a habilidade de autorregularão, gestão do tempo e a manutenção de um esforço consistente para alcançar metas.
Exercer a disciplina não é fácil e muitos enfrentam obstáculos significativos. A falta de motivação é uma das principais dificuldades, especialmente quando os resultados não são imediatos. A procrastinação é outra barreira comum, onde adiamos tarefas importantes para realizar atividades mais prazerosas ou menos desafiadoras. Distrações, como redes sociais e notificações constantes, dificultam a manutenção do foco. Além disso, uma gestão inadequada do tempo pode levar à perda de disciplina e altos níveis de estresse e fadiga podem diminuir a capacidade de manter a constância. A ausência de um planejamento adequado pode resultar em desorganização e desvio dos objetivos principais.
Para superar essas dificuldades e praticar a disciplina, é essencial adotar algumas estratégias eficazes:
- Definição de metas claras.Estabeleça metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (meta SMART – vide artigo https://www.infranewstelecom.com.br/como-definir-objetivos-de-forma-smart/).
- Criação de rotinas.Desenvolva rotinas diárias ou semanais para automatizar comportamentos desejados.
- Planejamento e organização. Utilize ferramentas como agendas, plannerse aplicativos de gestão de tarefas.
- Eliminação de distrações.Reduza as distrações, criando um ambiente de trabalho mais propício à concentração.
- Divisão de tarefas.Quebre tarefas grandes em partes menores e mais fáceis de executar.
- Uso de recompensas.Estabeleça um sistema de recompensas para incentivar o cumprimento de tarefas e metas.
- Autoconhecimento.Reconheça seus pontos fracos e fortes para desenvolver estratégias personalizadas de disciplina.
- Manutenção da saúde física e mental.Cuide do corpo e da mente por meio de exercícios físicos, alimentação saudável e práticas de relaxamento.
- Busca de apoio.Tenha o suporte de amigos, familiares ou mentores para fornecer motivação e responsabilidade adicionais.
- Reflexão e ajustes.Periodicamente, reflita sobre o progresso e faça os ajustes necessários para melhorar a eficácia das estratégias adotadas.
Exercer a disciplina é um processo contínuo de aprendizado e adaptação. Cada indivíduo pode encontrar diferentes métodos que funcionam melhor para si, mas o compromisso com o crescimento pessoal e a constância nos esforços são fundamentais para alcançar os objetivos desejados e uma carreira de sucesso.
Você é disciplinado? Parabéns! Não é? Então, quando vai pensar no tema, planejar e pôr em prática?
Sucesso!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.