A evolução dos data centers
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
Para dar vazão ao grande crescimento de tráfego de dados e atender às demandas de capacidade de tecnologias, como nuvem, IoT – Internet das coisas e virtualização, os data centers precisam evoluir.
Um artigo publicado nesta edição trata do impacto que a transição de velocidade para redes de 40 e 100 G tem na infraestrutura de cabeamento do data center e as decisões que as organizações precisam tomar para acomodar essas mudanças.
Apesar de não ser um assunto novo e já estarmos discutindo velocidades de 400 G, muitas empresas ainda estão planejando construir as suas arquiteturas de data centers baseadas em 40 e 100 G e têm dúvidas de como fazer esta migração de uma forma eficiente.
A implementação dessas tecnologias depende de uma série de fatores organizacionais e há inúmeros pontos que devem ser analisados, incluindo atualização de infraestrutura, orçamento/investimento e throughput.
A qualidade do projeto e a escolha correta do sistema de cabeamento também são fundamentais para garantir a disponibilidade do data center e a sua evolução para novas aplicações.
Mas, para que a sua estratégia tenha sucesso, o mais importante é entender quais são as reais necessidades de sua empresa, sempre com uma visão voltada para o futuro.
Boa leitura!