A roda da vida
Edgar Amorim, facilitador DiSC e coach executivo, da Amorizar Pessoas
Ter uma visão ampla do que acontece na nossa vida pode trazer insights ou percepções que a rotina nos impede de enxergar. As atividades do dia a dia trazem preocupações com os projetos, tarefas e tanto mais. Muitas vezes precisamos achar opções para resolver questões profissionais e mesmo pessoais, mas encontramos uma enorme dificuldade.
Uma ferramenta muito útil para esse fim, e muito exaltada nas áreas de desenvolvimento pessoal, é a “Roda da vida”. Ela é uma espécie de roteiro para observamos o nosso estado atual em relação a vários aspectos da nossa vida. Analise com calma a figura abaixo.
Atribua notas de zero a 10 para cada um dos aspectos apresentados, marcando com um ponto. No gráfico estão mapeadas áreas da sua vida, agrupadas em pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida. Após atribuir uma nota para cada uma delas, interligue os pontos e você terá um gráfico que mostra os pontos altos da sua vida e os pontos para os quais precisa dar atenção para melhorá-los.
Em seguida, faça uma reflexão perguntando para cada aspecto mencionado no gráfico abaixo.
• Qual nota você atribui para esse aspecto?
• Quais fatores contribuíram para chegar a essa pontuação?
• Qual seria a nota ideal?
• Quais ações vou tomar para atingir essa nota ideal?
A “Roda da vida” permite tomar ciência, num único olhar, do momento que você está vivendo – com seus pontos positivos e os que precisam melhorar e como eles podem estar interligados. Com essa visão ampla será possível planejar ações para os pontos que precisam ser aprimorados – o que certamente trará uma melhoria geral na sua vida, inclusive na sua carreira profissional. Atribua as notas e faça a sua reflexão – e, claro, defina as ações necessárias.
Sucesso!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.