ABB e IBM se unem para reforçar segurança cibernética nas indústrias
Redação, Infra News Telecom
A ABB e a IBM firmaram um acordo para colaborar com a segurança cibernética nas operações industriais. Como primeiro resultado desta parceria, a ABB desenvolveu um serviço de monitoramento de eventos de segurança OT – tecnologia operacional que combina o domínio do sistema de controle de processo da ABB com o portfólio de monitoramento de eventos de segurança da IBM.
Os ambientes de sistema de controle industrial são cada vez mais alvo de ataques cibernéticos. O Índice de Inteligência de Ameaças X-Force mais recente da IBM descobriu que os ataques a instalações industriais e de manufatura aumentaram em mais de 2000% desde 2018.
Para conectar melhor os dados de OT com o ecossistema de segurança de TI mais amplo, a ABB desenvolveu uma nova oferta que permite que os eventos de segurança da companhia sejam enviados às informações de segurança da IBM e à plataforma de gerenciamento de eventos conhecida como QRadar.
Adequada para processos industriais complexos em setores como petróleo, gás, produtos químicos e mineração, a solução foi projetada de acordo com uma arquitetura de referência desenvolvida em conjunto pela ABB e a IBM.
Robert Putman, gerente global de serviço de segurança cibernética da Automação Industrial na ABB, enfatiza que a interrupção da produção devido a um ataque cibernético ou falhas técnicas pode custar caro em termos de perda de produção e danos a ativos físicos. “O monitoramento operacional mais maduro se concentra no desempenho do ativo, seja uma turbina a gás para eletricidade, um sistema de acionamento usado para moer minério ou o simples monitoramento da emissão de poluição de uma instalação química”.
As tecnologias ABB e IBM envolvidas nesta solução são projetadas em plataformas abertas e operam facilmente em ambientes de nuvem híbrida, abrangendo nuvens locais, privadas ou públicas. A solução conjunta é projetada para que os processos de segurança operem via automação e não perturbem os fluxos de trabalho industriais.
A análise de segurança no QRadar opera por meio de uma biblioteca de casos de uso, que sinaliza automaticamente incidentes e aciona alarmes correspondentes. “Com visibilidade de segurança de IT e OT mais abrangente, os clientes podem ajudar a reduzir o risco de a produção ser interrompida repentinamente devido a um evento de segurança, resultando em tempo de inatividade caro e riscos mais amplos para a empresa”, completa Andreas Kühmichel, CTO, produtos químicos, petróleo e industriais da IBM.
As duas empresas planejam uma colaboração contínua no domínio da segurança de OT, para desenvolver novos recursos e ofertas que atendam aos desafios dos clientes neste espaço.