ABNT publica norma brasileira de cabeamento estruturado para data centers
Redação, Infra News Telecom
A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou, em setembro último, a norma NBR 16665:2019 – Cabeamento estruturado para data centers. Com 33 páginas, o documento indica os principais elementos (ópticos e metálicos) que devem fazer parte de um projeto de cabeamento em data centers.
A norma brasileira, que utiliza como referência a ISO/IEC 24764, também recomenda que, para o cabeamento metálico, a Cat. 6A deve ser a mínima especificada. Já para fibras ópticas o ideal são as multimodos do tipo OM4.
O documento conta ainda com os anexos A e B. O primeiro trata do uso de hardware de conexão de alta densidade com fibra óptica, especialmente com conectores padrão tipo MPO.
Já o anexo B traz as melhores práticas que devem ser implementadas num projeto e instalação de data center, incluindo diferentes partes da infraestrutura como piso elevado, caminhos de cabo, energia elétrica e sistemas de detecção e proteção contra incêndio. A norma custa R$ 151,40 e pode ser adquirida no site da ABNT.