Adoção de IA pode aumentar receitas em 20%, diz BCG
Redação, Infra News Telecom
Segundo estudo do BCG – Boston Consulting Group, a IA – inteligência artificial é capaz de aumentar a receita das empresas em mais de 6% e, com investimentos crescentes, o impacto pode ser chegar a 20% ou mais. Intitulada “Scaling AI Pays Off, No Matter the Investment”, a pesquisa aponta ainda que companhias líderes na aplicação de inteligência artificial têm 3% a mais de EBIT (lucro antes de juros e impostos), um aumento de quase 30% em comparação com negócios que não conseguem aumentar o uso da ferramenta.
O BCG fez uma avaliação sobre a maturidade da implantação de IA em mais de 2.700 empresas em todo o mundo, verificando três áreas específicas: casos de utilização de IA; habilidades e recursos ligados à inteligência artificial; e fundamentos digitais.
De acordo com a consultoria, líderes no uso dessa tecnologia dedicam, em média, 4% das receitas em iniciativas específicas de IA, enquanto companhias mais conservadoras aplicam apenas 2,7%. Em algumas indústrias, a lacuna é ainda maior. Nos setores de saúde e energia, por exemplo, empresas líderes investem cerca de duas vezes mais em IA quando comparadas com as que não acreditam tanto na ferramenta.
O estudo completo está disponível, em inglês, no site do BCG.