Aeroporto Santos Dumont testa embarque 100% digital
Redação, Infra News Telecom
O aeroporto o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, iniciou um o projeto-piloto para embarque 100% digital, utilizando tecnologia de reconhecimento facial, dispensando o uso do bilhete aéreo, além do documento de identificação do cidadão. Denominado Embarque +Seguro, o projeto foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal.
A solução adotada no aeroporto contou com a participação voluntária de passageiros da companhia aérea Azul, convidados para experimentarem a tecnologia. Para embarcar sem o uso de papel, o passageiro precisa fazer o check-in no balcão da companhia aérea. Lá ele recebe, no celular, uma mensagem de texto solicitando autorização para a coleta de uma foto. Com o consentimento do viajante, a imagem é conferida com a que já existe nas bases de dados governamentais. Havendo a validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave por meio dos pontos de controle biométrico, que fazem a identificação com o uso de câmeras, dispensando a apresentação de documento com foto e de cartão de embarque.
A tecnologia das estações de identificação facial foi desenvolvida pelas empresas Digicon, Idemia e Azul/Pacer, com a colaboração da Infraero. Como diferencial, a ferramenta conta com a tecnologia do Serpro que usa base de dados unificada, capaz de checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro. Após a aprovação do projeto-piloto, o Governo Federal avançará com as ações para implantação efetiva da tecnologia nos principais aeroportos do país.
Validação de dados alinhada à LGPD
Para a implementação do projeto, o Serpro desenvolveu um aplicativo que permite às empresas aéreas fazerem o cadastramento, na hora do check-in, do nome e da foto do passageiro, ficando vinculada ao CPF. Esses dados só poderão ser registrados e usados com o consentimento do viajante, que dará a autorização por meio de mensagem no celular informado no momento do check-in.
Após a autorização, os dados coletados pela empresa aérea são conferidos no banco de dados governamental, garantindo precisão e segurança ao processo. O banco governamental será ampliado e, em breve, aumentará o universo de dados que podem ser validados para atender a todos os cidadãos.
Segundo o secretário de aviação civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, a solução vai trazer mais segurança para as viagens aéreas e reduzir o tempo de espera no embarque. “Ela também vai eliminar, sob o aspecto sanitário, a exposição ao contato humano e ao manuseio de documentos”.