AES Brasil finaliza balcão organizado em blockchain para compra e venda de energia
Redação, Infra News Telecom
A AES Brasil concluiu o “Projeto AES Brasil de Energy Intelligence”, em parceria com a Fohat Corporation, companhia curitibana de inteligência energética. Trata-se de uma infraestrutura que viabiliza o primeiro balcão organizado em blockchain no país para compra e venda de energia em um ambiente digital, com a existência de uma contraparte central, que garante a custódia e a liquidação de contratos de energia.
O projeto começou em outubro de 2019 e recebeu investimento de R$ 3,4 milhões, por meio do programa de P&D da Aneel. Pioneira e desenvolvida no Brasil, a solução é uma plataforma de trading online que oferece integração com outras plataformas externas para comercialização de contratos de energia e também de certificados de energia renovável IREC, no mesmo ambiente com blockchain.
“As funcionalidades foram testadas e comprovadas com potenciais clientes, por isso, acreditamos que a sua implementação vai trazer maior transparência, confiança e rastreabilidade para as transações bilaterais no mercado de energia, reformulando a maneira como o segmento funciona”, diz Julia Rodrigues, gerente de P&D e inovação da AES Brasil, acrescentando que, além da rapidez e segurança na gestão de ativos e risco, a plataforma oferece possível integração de VPPs – Virtual Power Plants com a mesa de comercialização.
Atualmente, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis com uma capacidade instalada total de 4,4 GW, sendo 2.658,4 MW hídrico, 1.435,9 MW eólico e 294,1 MW solar.
A companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e pertencentes ao pipeline, o portfólio da AES Brasil contará com 5,9 GW de capacidade instalada.