Altice Portugal transfere 700 torres a Cellnex
Conteúdo oferecido por Rene Mulyandari
A Altice Portugal criou um novo negócio, denominado “Infratower”, para realizar a transferência de cerca de 700 torres móveis para a Cellnex.
Essa mudança faz parte de um acordo mais amplo com a Cellnex, que levará a Altice a entregar a unidade de torres à gigante de infraestrutura por cerca de 209 milhões de euros.
A Autoridade da Concorrência de Portugal já deu “luz verde” ao negócio em julho último, quando a Infratower ainda era chamada simplesmente de ‘NewCo’.
Cellnex em busca de novas aquisições
O apetite da Cellnex por torres europeias tem sido incomparável nos últimos anos, principalmente por meio de um enorme negócio de US$ 12 bilhões no ano passado com a CK Hutchison por suas torres em vários mercados europeus.
Muitas dessas aquisições foram concluídas sem problemas, como na Áustria, Irlanda e Dinamarca, onde foram rapidamente liberadas pelos órgãos reguladores locais.
Em Portugal, a Cellnex também já fez uma série de compras recentes. Em janeiro de 2020, a empresa assinou um contrato de 800 milhões euros para adquirir a OMTEL da Altice Europe. O negócio rendeu a Cellnex cerca de 3 mil torres de celular em Portugal. Desde então, a companhia adquiriu 2 mil torres adicionais da Neos, por 375 milhões de euros, bem como mais 65 da Onitelecom por meio da OMTEL. No total, este último negócio dará a Cellnex cerca de 5,8 mil torres de telecomunicações em Portugal, o que equivale à metade de toda a infraestrutura móvel do país.
Preocupações com competitividade no território português
Naturalmente, uma única organização com quase metade da infraestrutura móvel de um único país pode ser motivo de preocupação regulatória. As preocupações com privacidade e censura surgem devido à concentração da disponibilidade do serviço.
Em países como a China o controle sobre as redes de comunicação móveis demanda soluções como VPNs. As redes virtuais privadas têm ganhado cada dia mais popularidade; você pode acessar este guia de download de VPN iOS se deseja entende melhor sobre o assunto.
Por mais que questionamentos sobre segurança, competitividade e privacidade sejam levantados, a Autoridade da Concorrência portuguesa parece não ter tais receios.
Recentemente, o órgão afirmou que a compra equivale apenas a uma “ligeira alteração na concentração do mercado, reforçando ainda mais a desintegração vertical de infraestruturas passivas vis-à-vis MNOs”.
“Conclui-se que a operação de concentração não é suscetível de criar barreiras significativas à concorrência efetiva no mercado”, afirmou o regulador.
A Cellnex disse em março deste ano que tinha cerca de 18 bilhões de euros para gastar em projetos nos próximos 18 meses. Desse volume, 9 bilhões de euros já estavam comprometidos com as aquisições da Polkomtel Infrastruktura, na Polônia, Hivory, na França, e a integração das torres da Deutsche Telekom, na Holanda.
Na época, a operadora disse que aquisições adicionais de torres poderiam se materializar em mercados como Áustria, Suécia e Dinamarca.
Resultados financeiros sólidos por parte da Altice Portugal
A Altice Portugal apresentou os resultados do segundo trimestre de 2021, revelando que o volume de negócios neste período foi de 550,7 milhões de euros, um acréscimo de 10,3% face ao ano anterior. O EBITDA atingiu 213 milhões de euros e cresceu 5,9% no mesmo período.
No final do primeiro semestre de 2021, as vendas do proprietário da MEO aumentaram 7,6% (1.099,8 milhões de euros) e o EBITDA 1,4% (417,3 milhões de euros).
A operadora afirma que o crescimento foi beneficiado por um ambiente econômico que parcialmente voltou ao normal após o levantamento gradual das medidas de contenção relacionadas à pandemia de Covid-19.
Em termos de crescimento do EBITDA nos primeiros seis meses do ano, a Altice destaca o foco contínuo da empresa no controle operacional e na implementação de seu plano de reestruturação integrado.
Além disso, a base de clientes tem crescido de forma sustentável, tanto em termos de demanda por fibras de vidro quanto em serviços.
Rede de fibra óptica passa a ser o foco
O relatório também destaca a expansão de sua rede de fibra óptica, que agregou mais de 111 mil residências no segundo trimestre de 2021 e 208 mil no primeiro semestre. No final de junho, a Altice tinha 5,8 milhões de lares com fibra em Portugal.
A empresa afirma que, apesar do ainda difícil contexto social e econômico nacional devido à pandemia, já ocorreu alguma recuperação. As vendas aumentaram 0,3% em comparação com o trimestre anterior: 550,7 milhões euros no segundo trimestre em comparação com 549,1 milhões euros nos primeiros três meses do ano.
As receitas, que aumentaram 10,3% no segundo trimestre e 5,1% no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano anterior, são justificadas pela devolução das receitas das atividades desportivas que foram suspensas em 2020. Houve também um menor volume de vendas de aparelhos devido ao fechamento de lojas e uma queda na receita de roaming devido a restrições de viagens e falta de turismo.
Quanto aos investimentos, a Altice Portugal afirma no relatório de contabilidade que eles cresceram 117,1 milhões de euros no segundo trimestre e 228,4 milhões de euros no primeiro semestre, um aumento de 2,8% e devido à expansão da cobertura de fibra óptica.