American Tower ativa sua primeira planta solar no Brasil
Redação, Infra News Telecom
A American Tower do Brasil, operadora e desenvolvedora de infraestrutura multicliente, ativou a sua primeira planta solar no país para atender 100% do consumo de sua rede de fibra óptica.
A planta, localizada em Minas Gerais, é composta por 4.920 painéis solares. A fonte de energia limpa está diretamente conectada à rede pública de distribuição de energia elétrica. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa CGC.
“Utilizar esta fonte de energia renovável evitará a emissão de 255 toneladas de CO² na atmosfera anualmente, reduzindo ainda mais a pegada de carbono da operação no Brasil”, afirma Abel Camargo, vice-presidente de estratégia e novos negócios da American Tower do Brasil.
O plano de expansão da planta, que está em andamento, deve permitir à empresa atender totalmente à demanda de consumo de sua rede de fibra óptica para 2021 e começar a gerar energia excedente para o uso compartilhado com clientes.
Segundo Camargo, a planta poderá ser compartilhada com clientes e parceiros em soluções específicas onde haja sinergia com a parte de energia. “Além da rede neutra FTTH, poderemos atender a outras soluções da companhia, como o iSite, uma estrutura compacta que agrega sistema irradiante, fibra óptica e sistema de energia pronta para receber os equipamentos das operadoras e voltada para o adensamento de rede em ambiente urbanos”, completa o executivo.
Recentemente, a empresa expandiu sua rede de fibra óptica neutra em Minas Gerais para 15 novas localidades e implantou novas rotas de backbone, somadas ao crescimento de cobertura de rede nas cidades, que atualmente representam mais de 17 mil km de rede óptica construída.
O portfólio da companhia conta com mais de 19 mil sites de comunicações no Brasil, uma operação de fibra óptica em Minas Gerais e uma rede nacional para IoT – internet das coisas que usa a tecnologia LoRaWAN. Em todo o mundo, empresa opera cerca de 180 mil estações de comunicação sem fio.
A sede da American Tower do Brasil está localizada em São Paulo, e sua matriz está localizada em Boston, Massachusetts, EUA. A American Tower Corporation possui operações em todo o território americano, e também na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Peru, México, Alemanha, França, Gana, Índia, Nigéria, Quênia, África do Sul, Uganda, Burkina Faso e República do Níger.