American Tower cria unidade de fibra com foco na América Latina
Redação, Infra News Telecom
A American Tower, fornecedora global em infraestrutura para telecomunicações, criou uma área para buscar oportunidades de expansão para outros países da América Latina dos negócios de fibra no modelo FTTH – Fiber to the Home e da LoRaWAN para Internet das coisas. A unidade também será responsável pela avaliação e desenvolvimento de novos negócios em outras áreas, como data center e 5G.
“Além do Brasil, temos operações de fibra óptica na Argentina e México que são provenientes de aquisições, e uma startup de FTTH na Colômbia. Ao todo, são mais de 46 mil quilômetros de fibra instalados nos quatro países onde exploramos os modelos de FTTH, FTTT e atacado”, diz Abel Camargo, responsável pela unidade.
Com sede em São Paulo, essa nova área visa implementar uma estratégia única para a região, respeitando as especificidades locais e atendendo algumas vezes os mesmos clientes que também são regionais e têm presença nos mesmos países. “O objetivo é ter um modelo de negócio regional para o FTTH e escalar onde há demanda dos nossos clientes, aproveitando-se da sinergia entre as operações dos diversos países”, complementa Camargo.
A American Tower do Brasil, subsidiária da American Tower Corporation, é proprietária independente, operadora e desenvolvedora de infraestrutura multicliente para comunicações e transmissão sem fio. Seu portfólio conta com mais de 23 mil pontos de comunicações no Brasil, uma operação de fibra óptica em Minas Gerais e uma rede nacional para IoT – Internet das coisas (que usa a tecnologia LoRaWAN. Em todo o mundo, a companhia opera cerca de 219 mil estações de comunicação sem fio.