AmericaNet e CommScope levam Wi-Fi público a São Paulo
Redação, Infra News Telecom
O município de São José dos Campos, no interior de São Paulo, e que será a primeira cidade inteligente brasileira certificada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ganhou cerca de 700 pontos de acesso para a conexão pública à internet em 2021. Essa infraestrutura foi implementada pela provedora de serviços AmericaNet, que adotou soluções da CommScope Ruckus para levar Internet gratuita a mais de 200 mil pessoas todos os meses.
“São José dos Campos é hoje o mais importante projeto de smart city do Brasil, com uso de alta tecnologia para áreas como educação, segurança e administração pública”, explica Eduardo Vale, CTO da AmericaNet. Entre os equipamentos utilizados no projeto estão antenas integradas, controladores virtuais “SmartZone” e pontos de acesso Wi-Fi “Ruckus T310” em ambientes externos e “Ruckus R510” (maior densidade), além do modelo “R310” (menor densidade), em ambientes internos.
No projeto, a AmericaNet leva a interconexão com a Internet por meio de sua rede aos principais centros urbanos do estado, juntamente com a infraestrutura necessária para a interconexão e estabilidade energética.
“A CommScope Ruckus contribui com o time da AmericaNet com soluções para controle, gestão e análise de dados do ambiente de Wi-Fi, que simplificam a operação em larga escala e melhoram o desempenho como um todo da solução, além de fornecerem dados essenciais para a operação da rede e para os gestores públicos”, explica Gustavo Barros, gerente de soluções de Entreprise Ruckus da CommScope.
Para o projeto de cidade inteligente de São Jose dos Campos, a AmericaNet também implementou toda uma infraestrutura de câmeras com analytics (tecnologia que analisa automaticamente vídeos e identifica eventos de segurança, por exemplo), redes MPLS (para arquivos de multimídia), Internet de alta velocidade, Wi-Fi nas escolas e Wi-Fi outdoor.
A parceria entre as duas empresas começou em 2017 e inclui outros grandes projetos, como o Wi-Fi Livre SP realizado na capital de São Paulo, uma das maiores iniciativas de internet pública da América Latina, em locais como centros culturais, praças, bibliotecas, áreas turísticas, estações de trens e parques, como o Ibirapuera. Esse projeto de peso serviu como base para a estrutura adotada depois em São José dos Campos.
No projeto de São Paulo, iniciado em 2019 e concluído em 2020, foram utilizados 1,2 mil pontos de acesso da Ruckus, instalados em cerca de 600 hotspots espalhados pela cidade de São Paulo, atendendo a mais de dois milhões de pessoas por mês. “Fizemos uma pesquisa de satisfação com 14.884 respostas. O resultado mostra que o serviço tem aprovação de 84,49% dos usuários, dos quais 80% classificam o sinal como ótimo”, afirma Laís Maria Ribeiro Hilario, supervisora do programa na secretaria municipal de inovação e tecnologia de São Paulo.