Angola Cables e Etice fecham parceria
Redação, Infra News Telecom
A operadora de telecomunicações Angola Cables e a Etice – Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará assinaram um termo de cooperação tecnológica para criar melhores condições para que o Ceará se beneficie da infraestrutura de telecomunicações que a multinacional angolana trouxe ao Estado, por meio de dois cabos submarinos, SACS e Monet (já em operação), e o data center Tier III, previsto para entrar em funcionamento ainda este ano, na Praia do Futuro, em Fortaleza.
A parceria visa melhorar as interconexões do Estado. O acordo integra, definitivamente, o Ceará ao Mercosul, estendendo-se até o Chile para que o Ceará ganha uma posição de hub de comunicação digital. Será possível ligar com maior qualidade as redes do Estado com as nacionais e internacionais e o uso de serviços de data center, como a localização de conteúdos digitais em Fortaleza e o aumento do uso de serviços em nuvem, além de desenvolver o conhecimento e as atividades de telecomunicações voltadas para a distribuição de circuitos e trânsito IP (Internet de banda larga).
“Com esse acordo acreditamos que haverá uma melhoria de performance significativa e de impacto nas telecomunicações do Estado” , explica Regina Sá Menezes, country Manager da Angola Cables.
Para o presidente da Etice, Adalberto Albuquerque de Paula Pessoa, também a parceria fortalece a estratégia do Estado de aumentar a infraestrutura de conectividade internacional, intensificando sua posição de hub de comunicação de dados do Brasil com o mundo. “Também vamos atrair os segmentos de data centers e computação em nuvem e gerar sinergia no processo de expansão da capacidade de conexão banda larga de qualidade”.