As lições que o ChatGPT nos deixou em 2023
Prof.ª e Dra. Alessandra Montini
O foco principal ao longo do ano foi a discussão em torno do surgimento do ChatGPT, já que ele trouxe consigo promessas impactantes para o mercado de trabalho, gerando debates acalorados sobre a substituição de profissões pela inteligência artificial. Houve, de um lado, profissionais que abraçaram entusiasticamente essa inovação e, de outro, aqueles que preferiram evitar o tema por completo.
No entanto, o ChatGPT adquiriu destaque ao demonstrar sua capacidade de apoiar uma variedade de funções, tornando as empresas consideravelmente mais ágeis e eficientes.
Assim, ao aprofundar a exploração das funcionalidades dessa ferramenta, torna-se possível identificar lições valiosas que ela oferece e como influenciará o futuro do nosso trabalho. Listarei cinco aprendizados que o ChatGPT nos trouxe em 2023:
A evolução profissional vai acontecer e não a substituição
Inicialmente temida como uma ameaça ao emprego, a inteligência artificial mostrou que não veio para roubar postos de trabalho, mas sim redefini-los. A criatividade e análise humanas permanecem irremovíveis, destacando a mudança no escopo dessas profissões e valorizando habilidades únicas que apenas pessoas podem oferecer.
A inovação é uma característica totalmente humana
O ChatGPT, embora impressionante em sua capacidade de gerar conteúdo rapidamente, não cria algo genuinamente novo. Sua base são dados existentes na web. A inovação e a originalidade continuam a ser a esfera reservada para o pensamento humano, deixando claro o papel singular do homem na criação de algo totalmente novo.
Apesar de parecer perfeita, a ferramenta pode falhar
A plataforma de IA, por mais sofisticada que seja, enfrentará sempre limitações. Em um mundo com constante fluxo de dados e desinformação, falhas nos algoritmos podem resultar em problemas como a propagação de discursos de ódio ou fake news. Reconhecer essas limitações é crucial para sua aplicação ética e responsável.
A IA vai melhorar a experiência do cliente
Apesar das imperfeições, o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para otimizar operações e, especialmente, impulsionar o sucesso do cliente. Com estratégias inteligentes, pode oferecer atendimento personalizado, respostas rápidas às dúvidas e criar conteúdo adaptado aos perfis individuais.
O ChatGPT é indispensável para os negócios
O crescimento exponencial do ChatGPT em um curto período de tempo evidencia sua relevância para empresas de todos os tamanhos e setores. Mesmo com desafios, suas vantagens são substanciais. A transformação digital rápida demanda adaptação ágil, e essa ferramenta é parte integrante desse cenário.
Por fim, as lições do ChatGPT refletem a necessidade de compreender, explorar e integrar inteligentemente a tecnologia em nossas operações cotidianas. Além disso, elas nos inspiram a refletir sobre nossas interações humanas, nossa capacidade de aprendizado contínuo e a responsabilidade que temos ao utilizar a tecnologia para aprimorar o mundo ao nosso redor.
Diretora do LABDATA-FIA, apaixonada por dados e pela arte de lecionar, Alessandra Montini tem muito orgulho de ter criado na FIA cinco laboratórios para as aulas de Big Data e inteligência Artificial. Possui mais de 20 anos de trajetória nas áreas de Data Mining, Big Data, Inteligência Artificial e Analytics.
Cientista de dados com carreira realizada na Universidade de São Paulo, Alessandra é graduada e mestra em estatística aplicada pelo IME-USP e doutora pela FEA-USP. Com muita dedicação, a profissional chegou ao cargo de professora e pesquisadora na FEA-USP, e já ganhou mais de 30 prêmios de excelência acadêmica pela FEA-USP e mais de 30 prêmios de excelência acadêmica como professora dos cursos de MBA da FIA. Orienta alunos de mestrado e de doutorado na FEA-USP. Membro do Conselho Curador da FIA, é coordenadora de grupos de pesquisa no CNPq, parecerista da FAPESP e colunista de grandes portais de tecnologia.