Atix utiliza câmeras inteligentes da Hikvision em canteiros de obras
Redação, Infra News Telecom
A Atix, empresa especializada na segurança de canteiros de obras, adquiriu por meio da distribuidora Satis, mais de 3 mil câmeras inteligentes da Hikvision, fornecedora de soluções e produtos de segurança.
O projeto foi batizado de Sentinela, um sistema que substitui turnos de trabalho de vigilantes com muito mais eficiência, agilidade e racionalidade. O monitoramento remoto conta com uma equipe de pronta resposta a postos para qualquer intervenção. A solução foi aceita pelas seguradoras e já foi implementado em mais de 100 canteiros de obras monitorados, apresentando uma redução de 80% de perdas e roubos.
Rodrigo Acosta, gerente regional de vendas da Hikvision, explica que quando uma ameaça em potencial é detectada pela câmera, ela usa sua tecnologia de redução de falsos alarmes para desconsiderar movimentos irrelevantes, como chuva, folhas e animais. “A câmera foca no movimento humano ou de veículo, reduzindo drasticamente o número de falsos alarmes para uma detecção de intrusão mais rápida e precisa”, completa.
No projeto Sentinela é utilizado a ferramenta, HIkcentral, para monitoramento das obras. De acordo com Acosta, as câmeras “ColorVu” e “AcuSense” integradas ao software fornecem melhor desempenho ao monitoramento de perímetro da obra, pois a tecnologia permite alarmes sonoros quando existe invasões de áreas previamente demarcadas pelo sistema.
Rafael Abreu Accurti, CEO da Atix diz que as grandes construções possuem depósitos para equipamentos e materiais, e necessitam de uma vigilância de alta tecnologia. “As câmeras e sensores são acrescentados conforme a obra é erguida e ocupa mais espaços. O Sentinela deu tão certo que vamos abrir para o modelo de franquia em breve”.
Câmeras inteligentes
A linha “ColorVu” capta imagens cromáticas vívidas mesmo na escuridão. Elas são capazes de identificar detalhes em condições de baixa iluminação. Isso graças ao hardware que traz lentes potentes e sensores de alta sensibilidade. As lentes são equipadas com abertura que atinge até F1.0, permitindo que mais luz entre na lente para aumentar o brilho da imagem. Ainda, as lentes apresentam BBAR – revestimento antirreflexo de banda larga e vidro óptico de dispersão extra baixa com objetivo de reduzir luminosidade e reproduzir com eficiência a nitidez e a saturação das cores. Essas tecnologias combinadas recebem a informação necessária que é bloqueada pela luz muito forte.
Já a série de câmeras AcuSense contam com uma luz estroboscópica e alarme sonoro, além de conseguirem impedir que intrusos entrem em um local proibido. está disponível nos estilos bullet e turret em resolução de 2MP ou 4MP.