Atos e Senai Cimatec criam centro de computação quântica no Brasil
Redação, Infra News Telecom
Em parceria com o Senai Cimatec, a Atos, empresa global de transformação digital, anunciou o lançamento de um centro de excelência de computação quântica dedicado ao setor empresarial. Localizado em Salvador, na BA, o LAQCC – Latin America Quantum Computer Center tem o objetivo de fomentar a divulgação da tecnologia no país e estimular a capacitação de mão de obra, além de pesquisas científicas nas mais diversas áreas, como química e biologia.
O LAQCC poderá realizar estudos de impacto, roadmaps tecnológicos, investigações de algoritmos e projetos de pesquisa aplicada. A cerimônia de inauguração acontecerá no dia 5 de maio com transmissão ao vivo pelo YouTube (https://youtu.be/I2Bg9wwJHCM). No mesmo dia, a Atos e o Senai Cimatec vão apresentar o QLM – Quantum Learning Machine, o simulador mais potente do país. O equipamento, denominado Cimatec Kuatomu, permite a criação de algoritmos quânticos de grande capacidade, agnóstico às implementações reais, e será utilizado pelo Cimatec no desenvolvimento de pesquisas.
De acordo com o diretor de big data e security da Atos, Luis Casuscelli, a aplicação da computação quântica está sendo cada vez mais requisitada e com soluções nesse sentido, pesquisas dos mais diversos segmentos serão aceleradas e se tornarão mais assertivas. “Com velocidade de processamento e capacidade de memória milhares de vezes superiores aos computadores comerciais, os supercomputadores são capazes de efetuar cálculos complexos e tarefas extensas e intensivas. Nesse sentido, o avanço dessa tecnologia, juntamente com a computação quântica, beneficiará áreas que lidam com grande volume de dados, como medicina, meteorologia, geologia, física e óleo e gás.”