AWS e Governo do Piauí criam centro para transformação digital
Redação, Infra News Telecom
O Governo do Estado do Piauí e a AWS – Amazon Web Services assinaram um acordo de colaboração para a criação do “Centro de Competência para Transformação Digital” no estado, com o objetivo de impulsionar a capacitação profissional em habilidades digitais. O centro terá como foco a população, os servidores públicos e as startups, com os quais trabalhará os pilares de empregabilidade, transformação digital e empreendedorismo.
A iniciativa inclui a oferta de programas de treinamento da AWS, como o programa AWS Academy, que fornece às instituições de ensino superior um currículo de computação em nuvem gratuito, apoiando os educadores no ensino desta tecnologia. Mais de 350 instituições de ensino do país já utilizam o AWS Academy.
Também serão oferecidas vagas no AWS re/Start, um curso de desenvolvimento de competências e treinamento destinado a preparar indivíduos para carreiras de nível inicial na nuvem e os conectar com potenciais empregadores. Não é exigido conhecimento prévio em tecnologia e o programa é focado em desempregados, subempregados e pessoas em transição de carreira.
Para qualificar os servidores estaduais a trabalhar com a nuvem, serão oferecidos três programas: o GovExecEd, voltado a executivos seniores para que ganhem a confiança e a experiência necessárias para liderar com sucesso a transformação digital; o AWS DigiSeries, que apresenta os conceitos de computação em nuvem e sua proposta de valor, casos de uso e diferentes tipos de serviços para os servidores responsáveis por implementar decisões relacionadas com TI; e workshops virtuais sobre inovação em nuvem, tendo como público-alvo os profissionais de TI.
Já as startups do Piauí poderão se candidatar a receber créditos para o uso da nuvem AWS, suporte e treinamento técnico gratuito para ajudar no crescimento da empresa por meio do programa AWS Activate. Segundo a AWS, centenas de startups já se beneficiaram do programa em todo o mundo, entre elas o Nubank, o iFood e o AirBnB.
A AWS investe em treinamento gratuito em habilidades de computação em nuvem com a meta de qualificar 29 milhões de pessoas até 2025 em todo o mundo. A companhia já treinou 13 milhões de pessoas globalmente e 500 mil no Brasil.