AWS e Senai se unem para promover educação tecnológica no Brasil
Redação Infra News Telecom
A AWS – Amazon Web Services assinou um memorando de entendimento com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para que as instituições promovam, em conjunto, projetos voltados à educação tecnológica no Brasil. Por meio de programas de capacitação de profissionais, a cooperação busca atender à demanda do mercado de mão de obra qualificada por tecnologia em áreas como aprendizado de máquina, inteligência artificial e Internet das coisas, entre outras relacionadas à computação em nuvem.
A comunidade acadêmica do Senai terá suporte, treinamento e eventos virtuais com o conteúdo dos programas globais da AWS em educação, pesquisa e inovação. “Estamos em um momento muito positivo. As instituições já entenderam os benefícios da tecnologia e estão procurando novas maneiras de usar os recursos da computação em nuvem. Em conjunto com o Senai, vamos fortalecer e capacitar uma nova geração de profissionais brasileiros, que terão o conhecimento para trabalhar com as tecnologias mais avançadas “, afirma Max Peterson, vice-presidente de vendas internacionais do setor público da AWS.
Para o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, a parceria com a AWS vai ajudar o Senai a cumprir a missão de formar os profissionais que vão trabalhar com as novas tecnologias digitais. “A formação dos jovens e a requalificação dos trabalhadores é fator decisivo para que o Brasil se insira na quarta revolução industrial, criando oportunidades de empregos de qualidade”, complementa.
Aprendizado relacionado à nuvem
O AWS Educate é uma iniciativa global da Amazon que oferece aos alunos e docentes recursos para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem. No Brasil, o programa possui mais de 8 mil membros, de 119 instituições, como USP, Unicamp, Mackenzie, UFRJ e o grupo Kroton.
Na parceria com o SENAI, mais de 3 mil integrantes serão capacitados no primeiro ano de trabalho, tornando o SENAI o maior polo do Brasil. A AWS também fornecerá créditos para o desenvolvimento de projetos de tecnologia em nuvem.
Em todo o mundo, mais de 2,4 mil instituições participam deste movimento, incluindo a Carnegie Mellon University, a Cornell Tech, a Universidade Nacional de Seul e o National College of Ireland. Há centenas de milhares de inscritos, beneficiando estudantes em mais de 200 países.
Fundado em 1942, o SENAI é o maior complexo privado de educação profissional e serviços tecnológicos da América Latina. Desde que foi criado, realizou mais de 76 milhões de matrículas em cursos que vão da iniciação profissional, passando por cursos técnicos até a pós-graduação tecnológica.
Apenas em 2018, foram realizadas mais de 2,3 milhões de matrículas em 587 unidades fixas e 457 móveis. Com uma rede de 26 institutos de inovação e 58 institutos de tecnologia, a instituição também é parceira da indústria no apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e serviços técnicos. No ano passado, realizou 1.334.971 ensaios laboratoriais e atendeu mais de 19 mil empresas com serviços técnicos e tecnológicos.