Banco Senff lança pagamento por reconhecimento facial
Redação, Infra News Telecom
O Banco Senff, por meio da sua bandeira de cartão de crédito, lançou no mercado varejista brasileiro o pagamento por reconhecimento facial. O sistema permite maior segurança e agilidade no atendimento, reduzindo filas e evitando fraudes.
De acordo com Leopoldo De Paula Senff, presidente do Banco, setor de inovação do Grupo começou os estudos do projeto no fim de 2019, quando ainda não se tinha ideia de que o mundo enfrentaria uma pandemia. “Atualmente, trata-se de uma necessidade que vem ao encontro da segurança que o consumidor e o lojista precisam. O processo todo é mais seguro e evita filas, já que toda a operação dura poucos segundos. Chega a ser nove vezes mais rápido do que a transação normal com cartão”, explica. Além da praticidade, ele destaca a segurança do sistema, considerado impossível de ser fraudado.
A possibilidade de redução das filas na hora do pagamento, graças à agilidade do processo, é apontada pelo presidente como uma das principais vantagens, “especialmente em varejos como supermercados e farmácias, que costumam ter maior aglomeração de pessoas no caixa”.
O processo, feito por meio da solução da empresa catarinense Payface, é simples: basta que o usuário do cartão Senff faça o cadastramento de imagens do seu rosto. O próprio sistema atualiza as imagens, na medida em que novas transações são feitas. “Não é necessário tocar em cartão, no celular ou em qualquer outro dispositivo ou mesmo ter contato humano, o que minimiza riscos sanitários”, acrescenta Daisy Moroz, gerente de Inovação e de projetos estratégicos da companhia.
A marca conta atualmente com cerca de 3 milhões de cartões em circulação. Mais de 5 mil varejistas emitem os cartões Senff. São supermercados, redes de lojas de calçados, confecções, farmácias, entre outros.