Biocam desenvolve solução IoT para o setor de saúde
Redação, Infra News Telecom
O setor da saúde no Brasil vem acelerando os investimentos na implantação de novas tecnologias, capazes de tornar mais eficiente a gestão de materiais, equipamentos, pessoas e recursos financeiros em hospitais, com o uso de IoT – Internet das coisas.
Um exemplo é Biocam Equipamento Médico Hospitalar, de Campinas, SP. Por meio de uma parceria estratégica com a Genesis, desenvolvedora de software e soluções de sistemas de engenharia artificial em nuvem com foco na saúde, e a Taggen, focada em soluções de IoT, a companhia desenvolveu localmente o Criquet Beacon.
A solução interliga materiais, equipamentos e pessoas por meio de um dispositivo que emite sinais captados por antenas conectadas a uma central de controle, permitindo o monitoramento em tempo real de diferentes dispositivos, além de colaboradores, médicos e pacientes, espalhados por vários ambientes. “Os beacons são pequenos dispositivos IoT com tecnologia BLE – Bluetooth Low Energy que, entre outras funcionalidades, possibilitam compor soluções de detecção de objetos em ambientes internos a um custo acessível”, destaca Werter Padilha, CEO da Taggen. Os dispositivos são colocados nos equipamentos médicos e enviam os sinais para leitores (gateways IoT) instalados nas dependências internas do estabelecimento.
Rogério Ulbrich, CEO da Biocam, explica que o Criquet Beacon capta todos os dados que são integrados ao sistema Genesis de Engenharia Clínica para que sejam analisados pelo Watson, plataforma de inteligência cognitiva da IBM. “Praticamente montamos um centro de controle dos equipamentos e materiais médicos dentro da unidade hospitalar”, finaliza o executivo.