Blockchain no setor de telecomunicações
Redação, Infra News Telecom
De acordo com relatório da empresa de pesquisas MarketsandMarkets, o mercado mundial de blockchain no setor de telecomunicações deverá crescer de US$ 46,6 milhões, em 2018, para US$ 993,8 milhões até 2023, uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 84,4% durante o período.
O estudo tem como base os provedores de aplicativos, middleware e infraestrutura. Espera-se que os provedores de aplicativos sejam o maior consumidor de soluções de blockchain no mercado de telecomunicações.
Ainda segundo a pesquisa, os principais fatores que estimulam o blockchain no segmento são o aumento da demanda por soluções de OSS/BSS e a crescente preocupação das empresas de telecom com segurança.
Conectividade
O blockchain ajudará os fornecedores de serviços de telecomunicações no provisionamento de conectividade, incluindo 5G, IoT – Internet das coisas IoT e M2M – comunicação máquina a máquina, além de prover proteção aos serviços de Wi-Fi público. A conectividade IoT poderá ser implementada por meio da configuração de uma rede em malha peer-to-peer, com blocos blockchain e controlada por sensores.
Com a demanda por melhorias na infraestrutura de telecomunicações e a implementação do 5G, espera-se que a rede de provisionamento cresça a taxas elevadas. No caso de OSS/BSS, o blockchain pode resolver problemas de gerenciamento de inventário, rede, produtos, pedidos, receitas e clientes, além de garantir a entrega dos serviços.
As soluções de gerenciamento de identidade baseadas em blockchain também ajudam no combate a fraudes de identidade.O estudo ainda indica que a América do Norte será a região responsável pela maior parcela do mercado este ano.
Os principais fornecedores da blockchain no setor de telecomunicações incluem AWS, IBM, SAP, Oracle e Huawei.