Blockchain nos processos corporativos
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
O blockchain promete mudar a dinâmica do setor empresarial nos próximos anos. Inicialmente criada para possibilitar transações seguras entre bitcoins, a tecnologia já ultrapassou esta função e vem sendo usada em diferentes aplicações comerciais e processos corporativos.
Um dos principais diferenciais do blockchain é a sua capacidade de criar redes mais seguras, flexíveis e transparentes, eliminando assimetrias das informações e garantindo a autonomia da execução de processos, de acordo com parâmetros preestabelecidos. Além disso, sua característica descentralizada e distribuída simplifica operações e diminui fraudes.
Para muitos especialistas, o blockchain, em conjunto com tecnologias como big data, IoT- Internet das coisas, cloud e inteligência artificial, deve revolucionar a maneira de realizar negócios e transações comerciais.
A pesquisa Global Blockchain Survey: Blockchain gets down to business, realizada pela Deloitte, entre 8 de fevereiro e 4 de março de 2019, com mais de 1300 executivos seniores de 12 países, incluindo o Brasil, mostra que o blockchain vem sendo observado de perto por diferentes indústrias e o seu uso é visto como inovador para os negócios.
De acordo com o relatório, 53% dos entrevistados afirmaram que veem a tecnologia como uma das cinco principais prioridades estratégicas, um aumento de 10% em relação ao estudo divulgado em 2018. Além disso, 40% das empresas estão dispostas a investir US$ 5 milhões ou mais em novas iniciativas de blockchain em 12 meses. A maioria dos executivos (83%) acredita que há casos de aplicações convincentes com a tecnologia e 81% deles estão planejando usar o blockchain para substituir os seus sistemas de registros.
Um artigo publicado nesta edição mostra algumas vantagens da tecnologia para o mercado corporativo, como contratos inteligentes (pequenos programas que automaticamente realizam acordos entre várias partes quando determinadas condições são cumpridas) e armazenamento em nuvem distribuída.
Para Cesa Poppi, executivo sênior de TI na TE Connectivity, em um futuro próximo, o blockchain será o que é a Internet hoje para todos. “Será impossível não participar de uma cadeia de blocos se você estiver fazendo qualquer transação digital. Ele se tornará um protocolo comum para todos”, diz Poppi em artigo publicado na Infra News Telecom.