Bosch investe em tecnologia de realidade virtual para novos modelos de trabalho
Redação, Infra News Telecom
Para se adaptar à nova realidade de trabalho imposta pela pandemia da Covid-19, a Bosch adotou smart glasses, óculos inteligentes que permitem realizar atividades de manutenção de forma remota e em tempo real, com precisão e suporte de um especialista. A novidade está funcionando na unidade fabril da companhia, em Campinas, SP, que é uma das primeiras a trabalhar na implementação da tecnologia na América Latina.
O principal foco da solução foi desenvolver atividades fabris de forma rápida e eficiente, com qualidade na transmissão das informações e imagens. Segundo a empresa, a solução diminui erros operacionais e tempo de reparo, além de proporcionar aumento de produtividade e garantir o distanciamento social e risco de contaminação.
Para Douglas Pacifico, gerente de facility management da Bosch na América Latina, soluções inteligentes como a smart glasses reforçam a importância da conectividade e da indústria 4.0. “A digitalização das indústrias permite, entre outros benefícios, que o monitoramento e a manutenção dos sistemas e máquinas ocorram de forma remota e com confiabilidade, tornando os processos mais simples, eficientes, flexíveis e ainda reduzindo o tempo em trabalhos que poderiam levar dias para serem realizados”, completa.
Manutenção guiada via smart glasses
Para utilizar o dispositivo é necessário que uma pessoa esteja fisicamente no local, usando os óculos e guiando quem “está do outro lado da tela” até a máquina ou processo. Por meio da tecnologia, o especialista vê a imagem transmitida em seu monitor e, assim, pode dar instruções para auxiliar o processo. Além disso, o recurso dos óculos de realidade aumentada possibilita que o especialista direcione ou até mesmo opere o sistema a distância.
Ao contrário da manutenção guiada por smartphones, os smart glasses oferecem mais praticidade, pois o profissional que está com os óculos inteligentes solicita suporte do especialista e, então, ambos podem interagir simultaneamente e de maneira visual diante da situação. Outra vantagem para quem está sendo guiado é estar com as mãos livres para executar o serviço.
De acordo com a companhia, em 2020, os smart glasses tiveram um papel fundamental para o trabalho na fábrica de Campinas. Os dispositivos foram locados pela unidade para a realização de testes práticos em diferentes processos de suporte, considerando alguns critérios como qualidade na transmissão, facilidade de acesso pelo usuário, segurança, ergonomia e possíveis interfaces com aplicações futuras. O uso de óculos inteligentes nas operações já estava em planejamento, mas a pandemia da Covid-19 acelerou as ações.
Segundo Pacifico, a tecnologia é uma ferramenta valiosa para as novas formas de trabalho, pois permite que os especialistas apoiem a distância técnicos que atuam em campo, assim como também poderão oferecer a outras localidades da Bosch no Brasil. “O projeto faz parte do grande movimento de transformação digital que estamos realizando na planta de Campinas”, explicou.
Para implementar a iniciativa, houve a colaboração internacional do Working Team Smart Glasses da Bosch para definir os padrões do projeto, bem como a troca informações e experiências com outras plantas ao redor do mundo que já utilizam a tecnologia.
Pacifico ainda acrescenta que desafio foi definir o bom funcionamento da ferramenta, que depende de cobertura de Wi-Fi em áreas específicas da planta. Ao todo, a unidade de Campinas investiu em quatro óculos de realidade aumentada para o uso em atividades de suporte para manutenção remota e, futuramente, o objetivo é usá-lo também em outras áreas de manufatura e projetos.
A solução também será aplicada na planta de Curitiba. No ano passado, a unidade adquiriu os dispositivos e, neste ano, os primeiros passos para iniciar a fase de testes já estão em andamento.