Brasil é mercado estratégico para o Google Cloud
Redação, Infra News Telecom
Com uma oferta de plataformas abertas, flexíveis e alinhadas ao conceito de transformação digital para o desenvolvimento de aplicações baseadas em novas tecnologias como machine learning, data analytics e inteligência artificial, o Google Cloud avança no mercado de computação em nuvem no Brasil. “Cada vez mais as companhias estão percebendo os benefícios da cloud e explorando diferentes oportunidades. Fornecemos soluções capazes de atender às necessidades de negócios dos nossos clientes”, disse João Bolonha, diretor do Google Cloud no Brasil, a jornalistas durante a terceira edição do Cloud Summit Brasil, realizada em São Paulo.
Segundo ele, o Brasil e a América Latina vivem um momento de transição para a adoção na nuvem e há muito espaço para crescer. “Menos de 20% das empresas brasileiras adotam plataformas de cloud computing e muitas delas ainda têm vários sistemas legados com potencial de migração”.
Desde 2017, quando iniciou as suas operações no país, a companhia vem investindo no desenvolvimento de novos serviços, suporte, pré-vendas e infraestrutura de rede, incluindo um data center na América Latina, instalado em São Paulo. Agora a meta é triplicar o seu número de profissionais até o final de 2020. “O principal objetivo é ampliar a relação de negócios com os clientes e para isso precisamos de pessoas”, completou Bolonha.
Entre os seus clientes no país está o Itaú Unibanco, que aplicou o machine learning a partir da nuvem para desenvolver sua solução de assistente virtual, usando a ferramenta de código aberto Kubeflow do Google. Hoje, a plataforma responde questões de cerca de 1 milhão de usuários todos os meses, com 85% de exatidão e em tempo real. “Os nossos investimentos em tecnologia buscam melhorar a experiência dos clientes. A nuvem colabora com esta abordagem, já que permite lançar novos serviços com mais agilidade e flexibilidade”, comentou Vinicius Caridá, gerente de data science do Itaú Unibanco.
A FCA – Fiat Chrysler Automobiles também se rendeu aos benefícios da nuvem dentro da sua jornada de transformação digital. Segundo André Souza, CIO da FCA para a América Latina, a tecnologia possibilita criar novas estratégias tanto para a análise de comportamento digital dos seus consumidores quanto para resolver problemas de forma mais proativa na linha de montagem. “Hoje temos uma performance escalável na nuvem, que nos deu agilidade, eficiência e escalabilidade, além de redução de custos”, disse o executivo.
O processo de digitalização da companhia está pautado no conceito de uma indústria 4.0. Um exemplo é o uso de machine learning. Com o apoio de soluções do Google Cloud, a FCA implantou a tecnologia para analisar os dados coletados das fabricas com o objetivo de melhorar os seus processos diários. “As aplicações de machine learnig, baseadas em cloud, são capazes de identificar padrões dos clientes e gerar insights dos dados coletados diretamente do chão de fábrica. Mas ainda há muitas possibilidades para serem exploradas”.
A terceira edição do Google Cloud Summit Brasil aconteceu entre os dias 9 e 10 de outubro e reuniu três mil participantes, entre executivos e desenvolvedores.