Brasil é um dos países que mais sofre ameaças cibernéticas
Redação, Infra News Telecom
O Brasil foi um dos dez países com mais ameaças cibernéticas detectadas em outubro último. É o que mostra um relatório publicado pela Trend Micro, empresa especializada em cibersegurança e segurança em nuvem. O estudo Fast Facts, que analisa o panorama mundial das ameaças cibernéticas, apontou o país como um dos principais alvos de ataques em mensagens disseminadas por e-mail e também arquivos maliciosos de computador (malware).
De acordo com o relatório, em outubro o Brasil figurou na décima posição entre os países que mais tiveram ameaças por e-mail detectadas, com 71,2 milhões detecções. Já em relação ao mesmo mês de 2019, as ameaças cibernéticas por e-mail recuarem 45%. Ainda assim, no acumulado do trimestre finalizado em outubro, foram registradas 241,2 milhões ameaças por correio eletrônico.
Quando avaliadas as ameaças por softwares e arquivos maliciosos (malware), o Brasil teve 2,07 milhões de arquivos maliciosos detectados em outubro, sendo o 9º principal alvo de ataques no mundo. No acumulado do trimestre, o crescimento nas incidências de malware foi de 59%, se comparado com o mesmo período do ano passado.
O relatório Fast Facts é divulgado pela equipe de pesquisa da Trend Micro com atualizações mensais sobre o cenário de ameaças baseado na solução Trend Micro Smart Protection Network (SPN), que analisa a infraestrutura de segurança de dados.