Brasil teve 23 milhões de celulares infectados por malwares em 2019
Redação, Infra News Telecom
Em 2019, mais de 30% dos smartphones Android no Brasil (23 milhões de aparelhos) foram infectados por malwares usados para roubar informações pessoais dos usuários. Os dados fazem parte de um estudo realizado pela Upstream, empresa de segurança digital que oferece soluções para as operadoras móveis prevenirem fraudes, por meio de sua plataforma Secure-D.
No ano passado, a companhia verificou quase 1 bilhão de transações via Android no país, bloqueando 91% delas como fraudulentas. Entre os três piores aplicativos identificados estão o 4Shared (armazenamento e compartilhamento de arquivos); World Weather Accurate Radar (previsão do tempo); e VidMate (download de vídeos), com 166 milhões, 45 milhões e 43 milhões de transações bloqueadas, respectivamente.
Mundialmente, a companhia processou 1,71 bilhão de transações móveis em 2019, via a sua plataforma Secure-D, usada em 31 operadoras móveis em 20 países – 93% foram bloqueadas por serem consideradas como tentativas de fraude. Estima-se que essas operações, caso não fossem identificadas, custariam US$ 2,1 bilhões aos usuários em cobranças indesejadas.