Brasil ultrapassa a marca de 300 municípios com leis de antenas atualizadas
Redação, Infra News Telecom
Segundo o Movimento Antene-se, o Brasil alcançou a marca de 302 cidades com leis de antenas atualizadas, que, somadas, correspondem a 39% da população total do país. De acordo com a prévia do Censo 2022 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o Brasil tem 207.705.291 de pessoas, e os 302 municípios com novas leis somam 81 milhões. Na prática, essas cidades passam a contar com a regulamentação necessária para atender as demandas de tecnologias mais recentes, como o 5G, possibilitando o acesso da população à conectividade.
Luciano Stutz, porta-voz do Movimento Antene-se e presidente da Abrintel – Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações reforça a importância da atualização das normas sobre infraestrutura de suporte para as telecomunicações. “Leis defasadas comprometem a conectividade, em especial, nas periferias e áreas de urbanização recente, o que amplia ainda mais o abismo digital.”
Entre as cidades com leis aprovadas, estão 23 capitais (apenas Goiânia, Palmas, Salvador e Recife são as capitais sem normas atualizadas de antenas). Outras 17 cidades com leis atualizadas têm mais de 500 mil habitantes. Já 45 municípios possuem mais de 200 mil e outras 45 cidades mais de 100 mil; 38 têm mais de 50 mil e outras 134 contam com menos de 50 mil habitantes.
São Paulo é o estado com o maior número de cidades com leis atualizadas (74). Em segundo lugar fica Santa Catarina, com 63; e, em terceiro, o Rio de Janeiro, com 42. Na sequência, vêm: Minas (35), Espírito Santo (23), Rio Grande do Sul (11), Paraná (10), Mato Grosso (6), Goiás (5), Paraíba (4), Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte (todos com 3 cidades), Acre, Maranhão (ambos com 2 cidades), Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins (todos com 1 cidade com lei atualizada).