Brasília será a primeira capital do país com serviço 5G
Redação, Infra News Telecom
O Gaispi – Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz aprovou a antecipação da liberação do uso da faixa de radiofrequências de 3,3 a 3,7 MHz no Distrito Federal para amanhã (6/7). Brasília será a primeira capital do País a disponibilizar o 5G standalone.
O Grupo também aprovou a criação de uma “Sala de Guerra”, visando dar mais celeridade e dinamicidade aos procedimentos, para imediatas soluções cautelares em caso de interferências prejudiciais.
A EAF – Entidade Administradora da Faixa informou que no Distrito Federal há uma demanda estimada de 3.341 TVROs (antenas parabólicas). A troca de antenas é necessária para que moradores que possuem parabólicas não percam o sinal da TV aberta com a chegada do 5G.
Inscritos no CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal receberão a antena sem custo. A capacidade de instalação da “Siga Antenado” (nome fantasia da EAF) é de 220 equipamentos por dia, sendo necessário realizar o agendamento pelo site da Entidade.
TIM vai ativar 100 antenas na Capital Federal
A TIM lança comercialmente sua rede 5G SA – standalone em Brasília amanhã (6/7). O início da operação já conta com a ativação de 100 antenas (o que equivale a mais de 2,5 vezes o mínimo regulatório inicial exigido pelas normas do Leilão do 5G) e alcança 50% da população da Capital Federal. Nos próximos 60 dias serão ativadas outras 64 antenas na região, alcançando 65% de população coberta.
“Temos muito orgulho do protagonismo da TIM. Desde 2019 estamos trabalhando para o 5G, com a criação dos primeiros laboratórios de quinta geração no país e realização de diversos pilotos. Agora, entregamos a primeira rede comercial standalone”, diz o CEO da companhia, Alberto Griselli, acrescentando que, em breve, o 5G da TIM chegará às demais capitais, de acordo com cronograma da Anatel.
O serviço estará disponível nas principais regiões do Distrito Federal como Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Lago Norte, Lago Sul, Noroeste, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, Setor de Indústria e Abastecimento, Taguatinga e Vicente Pires. Em breve, a nova rede chegará às demais áreas da Capital Federal.
A adesão ao novo pacote nos primeiros três meses após o lançamento garante gratuidade pelo período de 12 meses. Após esse período, ele custará R$ 20 mensais. Não é necessário trocar o chip. O cliente precisa apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia. O usuário poderá ativar o serviço em todos os canais de atendimento da operadora, incluindo lojas, app e central de atendimento.