Braskem desenvolve plataforma para gerenciamento logístico
Redação, Infra News Telecom
Em conjunto com a Infosys, empresa de serviços digitais, a petroquímica Braskem desenvolveu de uma plataforma digital que irá conectar produtores e fretadores para otimizar a logística de entrega. O projeto, liderado pelo centro digital da companhia, contempla módulos para planejamento inteligente e gerenciamento de frota exclusiva da Braskem, além de monitoramento em tempo real e rastreamento de entregas de ponta a ponta.
Utilizando machine learnig, o sistema explora algoritmos desenvolvidos por profissionais com expertise em ciência de dados da Braskem, que adicionaram ao processo uma camada de inteligência para a tomada de decisão com base em informações instantâneas sobre distância, percursos e próximas entregas previstas. A plataforma é conectada com o sistema de ERP da Companhia, permitindo a consolidação de pedidos e remessas e envios de ordens de transporte correspondentes.
A solução agrega ainda funções como o monitoramento do percurso de ponta a ponta, analisando desde eventos como potencial atraso e número de paradas, até o momento da chegada da mercadoria ao destino e seu descarregamento. Além disso, por meio de um módulo adicional, com interface simples, é possível realocar, com menor tempo, cargas que foram repassadas por transportadoras.
Jaime de Paula, responsável pela plataforma de logística dentro do Centro Digital da Braskem, explica que a equipe de desenvolvimento de produto da companhia continua aperfeiçoando as funcionalidades, que focam no aumento de visibilidade e centralização de dados de transporte, assim como em aspectos que aprimoram a experiência do usuário, um dos fatores chaves para o sucesso da plataforma. “Nosso objetivo com esse produto é ampliar a visibilidade da capacidade e disponibilidade de frete, além de explorar melhor a dinâmica de preços nas contratações. No momento, estamos avaliando diversas possibilidades, como por exemplo, adicionar à solução novos algoritmos, escalar a plataforma e outras possíveis parcerias estratégicas no setor para impulsionar aprendizados e fortalecer nossas propostas de valor”, comenta de Paula.
Após a primeira fase do projeto, a Braskem explora a oportunidade de lançar a plataforma ao mercado para que as transportadoras acompanhem, em uma interface única, o trajeto de caminhões, visualizem cargas disponíveis e façam a gestão da sua operação com a companhia por meio deste ambiente digital. A longo prazo, a petroquímica espera que a plataforma contribua com o transporte colaborativo impactando, positivamente, o mercado e a logística brasileira, setor constantemente desafiado por mais eficiência e em crescente processo de digitalização. “O potencial ao conectar clientes, transportadores e embarcadores em um único ecossistema digital é enorme e nossa plataforma é um grande passo nesta direção”, diz de Paula.
A solução faz parte do projeto de transformação digital da companhia, que desde 2018 vem investindo em novas tecnologias, como machine learnig e IoT – Internet das coisas, para otimizar os seus processos operacionais e de atendimento aos clientes. As ações abrangem ainda a criação de novos modelos de negócio digitais, a partir da incubação de startups, a fim de repensar fatores que impactam seu negócio e a indústria petroquímica em geral.
“Parte importante da nossa estratégia de transformação digital vai muito além da tecnologia. Estamos dedicados a criar um ambiente cultural que encoraja ainda mais a inovação e novas formas de trabalho. Nossos integrantes são a chave para que a transformação digital da Braskem seja bem-sucedida. Todos têm oportunidades de se envolver em iniciativas digitais e adquirir novas habilidades por meio de treinamento e de experiências práticas tangíveis”, acrescenta Guilherme Baeta, chief digital officer da Braskem.