Brasscom realiza pesquisa sobre impactos da Covid-19 no setor de TIC
Redação, Infra News Telecom
A Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação realizou uma pesquisa com as empresas associadas para medir os impactos da Covid-19 no setor TIC. O foco foi avaliar como as empresas estão lidando com este período de crise e os efeitos causados no mercado e economia.
Mais de 48% dos respondentes disseram que o fluxo de caixa atual ainda permite a empresa honrar os seus compromissos por mais de 3 meses. Em relação a inadimplência dos clientes, mais de 50% dos pesquisados indicaram que sofreram impactos altos a moderados, enquanto outros 43% apontaram baixa consequência.
Outra questão foi a desoneração da folha de pagamento. Para 62% das empresas entrevistadas a situação trouxe um impacto muito alto. Ainda de acordo com a pesquisa, 41,38% das companhias participantes não têm planos de redução do quadro de funcionários em função da Covid-19 – apenas 3,45% pretendem demitir e 10,34% planejam contratar.
O estudo ainda mostra que 43% das empresas adotaram o home office para 100% dos empregados, já 48% estão utlizando esse modelo para 75% dos trabalhadores.
A pesquisa foi encerrada no dia 16 de abril último e contou com a participação de 32 empresas, representando uma amostragem de 40% da base. As informações consolidadas apoiarão o governo para mensurar as medidas implementadas ao enfrentamento à Covid-19.