BRF pretende investir R$ 700 milhões em transformação digital até 2025
Redação, Infra News Telecom
Até 2025, a BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, planeja investir R$ 700 milhões em projetos de transformação digital. De 2017 a 2020, a companhia já realizou aportes de R$ 300 milhões em estratégias de inovação.
Além de criar ações em cada unidade, empresa conta com centros que aceleram o desenvolvimento de novas tecnologias em toda a sua cadeia produtiva, do campo à mesa. Um exemplo é o Digital Lab, um polo de inovação localizado em Curitiba, PR, onde fica sua sede de tecnologia de informação.
Criado em 2019, o Digital Lab projeta soluções que vão impactar o futuro da BRF. Uma das principais características do laboratório é o trabalho com times multidisciplinares. “Queremos estreitar ainda mais a conexão com o ecossistema de empresas startups e facilitar a inovação por meio da tecnologia, que faz parte do DNA da BRF”, ressalta Rafhael Paulo, gerente do Digital Lab&Change Management.
Um dos objetivos do Digital Lab é conectar a BRF com empresas de tecnologia, de startups a grandes corporações. No ano passado, o laboratório fez mais de 150 conexões para desenvolvimento de iniciativas tecnológicas.
O centro também contribui para a capacitação de áreas parceiras dentro da BRF, com metodologias de estímulo à inovação, como agilebusiness e design thinking, que auxiliam as equipes a pensarem de maneira ágil e efetiva para entregar soluções de valor para os clientes. Desde 2019, já foram capacitados mais de 1.700 colaboradores da BRF globalmente.
Outra finalidade é explorar tecnologias emergentes como realidade aumentada, reconhecimento de imagem, IoT – Internet das coisas, inteligência artificial, algoritmos avançados para produzir produtos experimentais e testes de conceito.
Uma das soluções desenvolvidas no Digital Lab é um filtro de realidade aumentada para redes sociais. Em 2020, a tecnologia permitiu aos consumidores acompanhar, em tempo real, a quantidade de produtos doados pela companhia, por região do Brasil.
O laboratório também investe em assistentes virtuais (robôs de conversação que usam inteligência artificial e criam interface com seres humanos). É o caso da Flor do RH, que, por meio de um aplicativo de telefone celular, já fez atendimentos a mais de 42 mil colaboradores desde a implementação, há três anos. A Flor do RH responde a dúvidas de recursos humanos, atende solicitações por voz, emite documentos e está em constante evolução.