Brisanet investe em nova geração de sistemas DWDM
Redação, Infra News Telecom
A Brisanet, operadora brasileira de serviços de telecomunicações, investiu numa nova geração de transponders duais de 100 e 200 Gb/s da Padtec para aumentar a capacidade de transmissão de suas redes ópticas DWDM instaladas no Nordeste.
A decisão, segundo a Brisanet, possibilitará a expansão da capacidade total de transmissão de sua malha óptica de Gigabits para Terabits, ainda neste ano. As empresas franqueadas da Agility Telecom, do Grupo Brisanet, também farão parte do projeto. “Uma boa infraestrutura de rede é essencial não só para oferecer boa qualidade de serviços à população como também para ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da região”, comenta Roberto Nogueira, CEO da Brisanet.
O diretor de negócios da Padtec, Argemiro Sousa, explica que a linha de transponders de 100 e 200 Gb/s (por canal óptico) da plataforma LightPad i6400G combina alta taxa de transmissão de dados com menor ocupação de espaço e consumo por bit transmitido. “Uma das novidades técnicas dessa geração de transponders está nas interfaces de rede mais flexíveis, que permitem melhor adaptação dos canais ópticos às demandas de performance e de expansão da rede”.
De acordo com Sousa, apenas no Nordeste, a Padtec já iluminou mais de 30 mil quilômetros de redes ópticas DWDM. “No Cinturão Digital do Ceará, por exemplo, o consórcio formado pela Brisanet e outros dois grandes provedores da região construiu uma rede DWDM dimensionada para receber até 40 canais e preparada para transponders de 100 Gb/s, que interliga várias cidades do estado”.