Cabo submarino que conecta Brasil à Europa entra em operação
Redação, Infra News Telecom
O primeiro cabo submarino de fibra óptica que liga diretamente o Brasil à Europa foi inaugurado na cidade de Sines, em Portugal. O projeto recebeu investimentos de mais de 150 milhões de euros (cerca de R$ 1 bilhão). A Comissão Europeia contribuiu com 25 milhões de euros e a EllaLink, empresa responsável pela construção do cabo submarino, aplicou 150 milhões euros. Já o Governo Federal, por meio do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, investiu 8,9 milhões de euros.
O sistema, batizado de EllaLink, tem 6 mil quilômetros de extensão, conectando a cidade de Fortaleza a Sines, com passagens pela Guiana Francesa, Ilha da Madeira, Ilhas Canárias e Cabo Verde. A conexão direta com o continente europeu diminuirá em 50% a latência, com uma redução de 60 milessegundos em relação à rota atual, que é feita via EUA.
A coordenação da infraestrutura no Brasil está sob a responsabilidade da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. A conexão do cabo vai potencializar as oportunidades de pesquisa e educação na América Latina e Europa ao longo de 25 anos.
Parte da capacidade do cabo submarino será utilizada pelo consórcio BELLA – Building the Europe Link with Latin America, projeto de interconexão acadêmica que reúne diversas instituições de pesquisa de países da Europa e da América Latina, entre elas a RNP. A conectividade do cabo vai permitir que pesquisadores brasileiros acessem equipamentos científicos na Europa e vice-versa.