Cinco perguntas que todo líder deve fazer sobre o armazenamento como serviço
Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil
A modernização dos negócios digitais transformou também os requisitos das empresas de diversos setores em relação à infraestrutura necessária para acompanhar essa jornada. O armazenamento de dados tradicional geralmente apresenta ciclos de vida de produtos com duração de 3 a 5 anos, com a necessidade de extração e substituição baseada em capacidade, e hoje simplesmente não são mais capazes de atender as necessidades atuais.
A principal questão é valorizar a escolha das tecnologias de forma muito mais alinhada aos objetivos de negócios e, por isso, é fundamental buscar uma solução de storage que mantenha os custos gerenciáveis e que esteja em sintonia com as estratégias de TI, finanças e negócios da empresa. Para muitos, a resposta para essa questão tem nome: o armazenamento como serviço (STaaS).
O armazenamento como serviço entrega mais agilidade e resiliência e reduz a carga de gerenciamento de armazenamento para que as equipes de TI possam dedicar mais tempo aos projetos inovadores que agregam valor e aumentam a receita. Dada a importância crítica do armazenamento de dados, aqui estão cinco perguntas que todo decisor deve fazer ao buscar o STaaS.
Capacidade é o mais importante?
Se um fornecedor fala apenas sobre porcentagens de capacidade quando se trata de STaaS, isso pode ser um sinal de alerta. Os dados, não a capacidade, são a unidade de medida ideal nas ofertas STaaS. No passado, se você visse quais iniciativas estavam surgindo no futuro próximo – e considerasse que poderia haver grandes eventos inesperados adiante – você naturalmente aumentaria a capacidade para acomodar necessidades futuras. Mas a previsão é cada vez menos confiável, por isso é mais inteligente hoje considerar os volumes de dados, não necessariamente as capacidades.
Volumes de dados são um termo mais importante no STaaS porque você só paga pelo consumo real de armazenamento. Sua capacidade pode aumentar ou diminuir à medida que as cargas de trabalho mudam e as necessidades evoluem. Como a capacidade de armazenamento que você usa é igual à quantidade de dados colocados na plataforma STaaS, você pode manter orçamentos e custos mais alinhados com o desempenho da aplicação.
Quais os benefícios em relação à proteção e recuperação de dados?
Uma boa solução STaaS deve ser direta sobre a mitigação de riscos e vulnerabilidades, fornecendo uma maneira transparente e previsível de prever custos e gerenciar orçamentos. Procure uma solução STaaS que ofereça continuidade de negócios, recuperação de desastres e recursos de resiliência cibernética, incluindo mitigação de ransomware. Recursos como eliminação segura de dados, descomissionamento de ativos e forte autenticação de acesso são importantes.
Além disso, pergunte sobre as certificações do setor, se aplicável, como as diretrizes HIPAA para uma empresa de saúde ou FINRA para uma organização financeira. Se o fornecedor não puder falar sobre o nível de conformidade da solução com as regulamentações do seu setor, pode não ser a escolha certa.
As melhores soluções STaaS são aquelas em que todo o hardware e software foram desenvolvidos, implementados e operados com base na segurança. Eles também normalmente incluem recursos como detecção de anomalias para identificar eventos raros que podem sinalizar uma violação, avaliações de vulnerabilidade claras e proativas, recursos de recuperação, como alertas e snapshots imutáveis, sistemas limpos de armazenamento limpos e assistência técnica no local para voltar a funcionar rapidamente após um ciberataque.
Quais são os tipos de SLAs ou garantias de serviço?
Um contrato de nível de serviço (SLA) é um acordo importante entre sua empresa e um provedor de soluções que define o que você pode esperar desse provedor e dessa solução. Deve incluir detalhes ou garantias de que o provedor manterá certos níveis de serviço, como custo, desempenho, velocidade de acesso, eficiência energética, o volume de dados que você pode armazenar e proteção contra ransomware. Também deve especificar o que o provedor fará se alguma dessas garantias não for mantida.
Pergunte ao fornecedor o que acontece se os SLAs não forem cumpridos, se ele oferece SLAs ou garantias de serviço com créditos de serviço e correção? O bom fornecedor de armazenamento como serviço gerenciará e atualizará a solução implementada sem interromper os serviços.
Dica extra: cuidado se o fornecedor insistir que nunca passa por um tempo de inatividade inesperado. Interrupções acontecem e o tempo de inatividade pode ser planejado.
Flexibilidade e gerenciamento de custos, sem surpresas – é possível?
À medida que mais empresas migram para um ecossistema de TI híbrido ou multicloud, é importante encontrar uma solução STaaS que permita a liberdade e a flexibilidade para implementar o armazenamento onde você desejar. Uma boa solução deve oferecer uma experiência consistente e de alta qualidade, independentemente de seus dados serem armazenados on-premise, em uma instalação de colocation, em nuvem pública, nuvem privada ou ambiente híbrido. Além disso, o suporte à uma migração impecável de dados entre todos esses locais também deve ser garantida.
Outro ponto fundamental é a garantia de uma assinatura de armazenamento unificado para ambientes híbridos ou de várias nuvens, sem cobranças adicionais. Uma fatura para todos os seus dados armazenados simplifica muito o gerenciamento de custos e permite que você preveja o quanto precisa investir em armazenamento, sem surpresas. Mesmo se você não estiver usando um modelo de TI híbrido, uma solução STaaS que permita isso ainda é uma escolha inteligente para que você possa crescer e evoluir suas necessidades de negócios e armazenamento da maneira que desejar, sem ser penalizado ou ter que fazer concessões.
A solução STaaS usa tecnologias avançadas, como IA e machine learning (ML)?
Ao contrário das abordagens tradicionais de armazenamento, o STaaS não é limitado por tecnologias e paradigmas desatualizados. É capaz de incorporar tecnologias como IA e ML para aumentar ainda mais a agilidade e a eficiência do armazenamento. Embora não seja necessariamente um problema escolher uma solução que não use IA e ML, é importante ter em mente que essas tecnologias trazem inúmeros benefícios.
As melhores soluções STaaS usam IA e ML para otimizar automaticamente o posicionamento da carga de trabalho, o que ajuda a evitar pontos de acesso ou mais/menos provisionamento. Com IA e ML, é possível obter insights preditivos e recomendações proativas sobre utilização, custos, consumo de energia, desempenho, segurança de dados e muito mais, além de ajudar suas equipes de operações a melhorarem o gerenciamento dos dados gerados por sua empresa. A tecnologia permite alto grau de automação de tarefas que costumavam consumir muito tempo e esforço das equipes. Automatizar essas tarefas também ajuda a reduzir o potencial de erro humano.
Conclusão
Em todo processo de escolha é fundamental fazer as perguntas certas. As soluções de armazenamento como serviço podem variar bastante nos recursos e capacidades que oferecem, mas tenha em mente que é fundamental escolher uma solução capaz de apoiar não apenas suas metas e iniciativas atuais, mas também as futuras, à medida que você continua inovando, transformando e crescendo.
Paulo de Godoy tem 20 anos de experiência no mercado de TI, com foco em vendas de soluções para empresas de armazenamento, segurança, integração e interconectividade. O executivo ocupou cargos de liderança em empresas de destaque no setor tecnológico, como Hitachi, IBM e NetApp. Paulo iniciou as atividades na Pure Storage como gerente de vendas em 2014, e em 2016 assumiu a gerência geral da companhia no Brasil.