CIOs estão preocupados com o aumento da complexidade das áreas de TI
Redação, Infra News Telecom
De acordo com a pesquisa global “Top Challenges for CIOs in a Software-Driven, Hybrid, Multi-Cloud World”, divulgada pela Dynatrace, empresa especializada em inteligência de software, a transformação digital, migração dos dados para a computação em nuvem e as maiores demandas para atender os clientes aumentaram a complexidade da TI e os custos associados ao gerenciamento das redes corporativas.
A pesquisa, que contou com a participação de mais de 800 CIOs de todo o mundo, mostra que entre as maiores preocupações dos executivos estão as possíveis perdas de receita (49%) e os danos à reputação (52%). Além disso, o levantamento indica que as equipes de TI passam 33% do tempo lidando com problemas de performance digital, custando às empresas uma média de US$ 3,3 milhões por ano, alta de 34% em comparação com 2018, quando esse valor representava US$ 2,5 milhões. Para combater esse cenário, 88% dos CIOs dizem que a inteligência artificial será fundamental para ampliar a capacidade das equipes de TI dominarem o aumento da complexidade tecnológica.
Ainda, segundo o relatório, 44% dos CIOs temem que possa haver uma ameaça à existência de seus negócios se suas equipes não conseguirem gerenciar a performance da estrutura de TI.
A maioria dos entrevistados já está usando ou planeja implantar microsserviços (88%), contêineres (86%), computação sem servidor (85%), PaaS – plataforma como serviço (89%), SaaS – software como serviço (94%), IaaS – infraestrutura como serviço (91%) e nuvem privada (95%) nos próximos 12 meses.
Com o aumento da complexidade das infraestruturas de redes, 74% dos CIOs acreditam que, em breve, será extremamente difícil realizar ações manuais para gerenciar a performance das redes com eficiência. Em média, a operação de aplicações móveis ou de web passa por 37 sistemas ou componentes de tecnologia diferentes. Isso traz um aumento inerente à complexidade de TI, dificultando o gerenciamento de performance às redes das organizações.
Os entrevistados ainda revelaram que, nos últimos 12 meses, as organizações sofreram, em média, seis interrupções de TI nas quais as experiências dos usuários, as receitas ou as operações dos negócios foram impactadas.
Mais de 70% dos CIOs disseram que não têm visibilidade completa sobre a performance das aplicações baseadas em arquiteturas nativas em nuvem e 78% deles estão frustrados por gastar tanto tempo configurando o monitoramento de diferentes ambientes de nuvem, em vez de implementar e desenvolver novos serviços.
“À medida que a complexidade cresce além dos recursos das equipes de TI, buscar apenas mais mão de obra para atacar o problema não funciona. As organizações precisam de uma abordagem de inteligência artificial radicalmente diferente, capaz de permitir que as equipes desenvolvam suas soluções de software de forma mais rápida e assertiva, automatizem operações e entreguem melhores resultados de negócios em suas organizações”, finaliza Bernd Greifeneder, fundador e CTO da Dynatrace.