Cisco oferece 1,5 mil bolsas de estudos em cursos de cibersegurança
Redação, Infra News Telecom
A Cisco abriu inscrições para a edição especial de 25º aniversário “NetAcad do CiberEducação Cisco Brasil”, iniciativa que oferece cursos profissionalizantes gratuitos em segurança digital. Nesta edição comemorativa, serão oferecidas 1,5 mil bolsas de estudo e as inscrições vão até o dia 26 de março.
Como parte do programa de educação e empregabilidade, “Cisco Networking Academy”, e do programa de aceleração digital da Cisco no país, “Brasil Digital e Inclusivo”, o CiberEducação mantém parcerias estratégicas com instituições como Senai Nacional, Centro Paula Souza, Escola de Comunicações do Exército Brasil e Senac, que apoiam a fase de capacitação profissionalizante em segurança digital. Além disso, os alunos contam com o apoio na busca por oportunidades de estágio, por meio da parceria com o CIEE, e de emprego fixo no ecossistema de empresas clientes ou associadas à Cisco. Nas últimas edições, foram oferecidas mais de 260 oportunidades diretas de emprego em parceria com 46 empresas e mais de 110 estudantes foram alocados em estágios através da parceria com o CIEE.
O programa CiberEducação existe desde 2020 e está em seu sexto ciclo. Desde sua criação, já foram formados mais de 17 mil alunos em cursos intermediários de segurança digital e mais de 3,5 mil em cursos avançados de cibersegurança. A iniciativa também oferece formação aos instrutores das academias “Cisco Networking Academy”. Atualmente, há 500 instrutores formados em todo Brasil, permitindo a multiplicação de conhecimento e desenvolvimento das habilidades em segurança digital.
“Com o Programa CiberEducação Cisco Brasil estamos formando a nova geração de talentos em cibersegurança do Brasil. Estudos indicam que o segmento de segurança da informação vai gerar muitos empregos a curto e médio prazo e a Cisco, como líder em tecnologia, quer suportar o início dessa carreira promissora por meio de uma jornada educacional 100% digital e gratuita”, comenta Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil.
Etapas do programa
A primeira etapa será marcada pela “Maratona CiberEducação Cisco Brasil”, uma jornada autodidata, com 30 horas de duração, que contempla o curso online “Fundamentos em Cibersegurança”.
A segunda etapa é a fase de capacitação profissionalizante oferecida pela Cisco e seus parceiros estratégicos. Serão 1,5 mil bolsas de estudos para os cursos “CCNA1”, focado em redes, e “Network Security”, para formação de analistas em cibersegurança com foco em infraestrutura e redes. Serão 140 horas de formação. Essa fase será elegível apenas para os alunos que concluíram a Maratona CiberEducação.
Já a terceira etapa é a fase final, de aplicação prática dos conhecimentos, com oportunidades de estágio e emprego oferecidos pelo ecossistema de parceiros e clientes da Cisco.
Mesmo durante o ciclo de maratona, as inscrições continuarão abertas. O programa é voltado a estudantes cursando o último ano do ensino médio, graduados ou cursando ensino superior ou cursos técnicos, que possuem interesse em trabalhar no segmento de segurança cibernética.