Claro amplia produção de energia limpa no DF
Redação, Infra News Telecom
A Claro acaba de inaugurar mais uma usina solar no Distrito Federal. A EDP, multinacional que atua no setor elétrico, por meio da EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da companhia, é responsável pela execução do projeto e será a operadora da usina de geração distribuída.
O empreendimento vai abastecer 110 unidades da operadora e evitar a emissão de 490 toneladas de gás carbônico, o que corresponde ao plantio de 2.721 árvores.
A usina, instalada em uma área de aproximadamente 6 hectares, possui 11.880 módulos fotovoltaicos com potências de 325Wp e 330Wp, além de 25 inversores, capazes de gerar 6.540 MWh/ano. Esta energia é equivalente ao consumo de 2.725 residências com uso médio anual de 2.400kWh.
A planta integra o programa “A Energia da Claro”, lançado em 2017, que prioriza o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as operações e instalações da empresa no Brasil. A iniciativa conta com usinas solares em vários estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além de projetos em construção nas demais unidades federativas.
Este é o segundo projeto da EDP para a operadora no segmento de energia solar. Em junho de 2020, a empresa entregou para a Claro quatro usinas solares de geração distribuída. Os empreendimentos, localizados em uma área de 5,8 hectares no município de Taubaté, SP, têm capacidade instalada de mais de 4 megawatts-pico (MWp) e garantem o fornecimento de energia renovável a 516 unidades consumidoras da operadora no estado de São Paulo.