Claro e Instituto Pró-Saber SP demonstram 5G standalone na comunidade de Paraisópolis
Redação, Infra News Telecom
Em uma iniciativa conjunta com o Instituto Pró-Saber SP, a Claro oferece conectividade 5G experimental na sede da organização, localizada na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, com objetivo de fazer testes científicos de aplicação da tecnologia. Assim, os jovens atendidos pelo instituto poderão navegar com ultravelocidade, com smartphones configurados para se conectar na rede 5G ou outros dispositivos conectados via Wi-Fi por meio de um modem de acesso (CPE) 5G.
“Para a Claro, este é um novo marco e mais um importante passo para a implementação completa do 5G. Porque além de executar um teste com finalidade científica e de demonstrar o potencial da tecnologia em um caso de uso, este projeto também mostra o quanto o 5G poderá transformar e incluir digitalmente, ajudando a diminuir as diferenças e contrastes sociais e econômicos do Brasil. A primeira região atendida após o leilão é uma comunidade carente de São Paulo, onde o acesso à Internet ainda é limitado”, afirma Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro para consumo e PME.
O projeto piloto conta com diversos fornecedores parceiros como a Ericsson, a Motorola e a Nokia. Todos se uniram com o objetivo de testar a aplicação e disponibilizar a solução em Paraisópolis, que passa a ser a primeira região do país atendida pelo 5G Standalone com espectro de 3,5 GHz logo após o leilão, por meio de licença experimental concedida pela Anatel.
A Ericsson instalou toda a infraestrutura da rede para garantir a cobertura da região. O acesso final para os usuários será realizado por smartphones 5G especialmente configurados para o piloto, conectados diretamente à nova rede da Claro instalada para este fim, ou também via Wi-Fi, utilizando o primeiro dispositivo fixo homologado para 5G no país, os roteadores FastMile, da Nokia. Neste caso, o roteador se conecta à rede 5G e transmite a conectividade dentro da fundação.
A ação conta ainda com o apoio do Instituto Claro para viabilizar a sala de estudos equipada para prover acesso digital aos frequentadores, em parceria com a Motorola, responsável pela doação de seis smartphones 5G e com a plataforma Ready For, que permite aos usuários expandir suas experiências em telas e monitores maiores, com o apoio de teclado e mouse, por exemplo.
Com o objetivo de contribuir para o fim da desigualdade por meio da defesa e garantia do direito de toda criança poder Ler & Brincar, o Instituto Pró-Saber SP trabalha para que os jovens experimentem uma educação de qualidade e vivenciem a infância de forma plena. Por meio de suas iniciativas atende cerca de 160 crianças e jovens nos programas contínuos e a Biblioteca Pró-Saber SP, pública e aberta para todas as idades, tem mais de 5 mil cadastrados e, mesmo em um ano como 2020, emprestou 9.533 livros.
“Ao fornecer um espaço confortável, com ferramentas e acesso, não só a internet de qualidade como o 5G, mas também acesso ilimitado às plataformas Claro cursos e Descomplica, a parceria do Instituto Pró-Saber SP com a Claro e parceiros mostra esse olhar voltado na importância da conectividade para os jovens, crianças e famílias em um território de vulnerabilidade, com foco na educação”, afirma Luana Andrade, coordenadora do programa dos Jovens do Pró-Saber SP.
Mais conteúdos e educação
Os dispositivos instalados na sede do Instituto Pró-Saber SP contam com uma série de conteúdos educativos e profissionalizantes gratuitos, permitindo que os frequentadores vivenciem a experiência 5G de uma forma realmente transformadora, com oportunidades para a comunidade.
Entre os conteúdos disponíveis, estão o aplicativo Claro cursos, iniciativa da operadora que promove oportunidades e geração de renda extra com módulos online de qualificação profissional e mais de 100 opções certificadas em diversas áreas do conhecimento, como Administração e Negócios, Culinária, Informática, Finanças, Educação, Comportamental, Casa e Jardim, Arte e Cultura, Beleza e Maquiagem; e a plataforma Descomplica Enem e Vestibulares, que traz atividades de preparação para o exame nacional.
Para vivenciar a experiência 5G em Paraisópolis, os interessados deverão se cadastrar na secretaria do Instituto Pró-Saber SP, que será responsável pela organização da agenda para utilização dos dispositivos instalados na sala de jovens com acesso gratuito às plataformas de conteúdo.
A Claro adquiriu direito de uso de um canal de 100 MHz nesta faixa de frequência com alcance nacional no Leilão promovido pela agência, que prevê a implantação inicial da tecnologia nas capitais brasileiras até julho de 2022.