Cogna Educação usa nuvem da Microsoft para criar plataforma de gestão acadêmica
Redação, Infra News Telecom
A Cogna Educação, companhia brasileira de educação, criou uma plataforma de gestão acadêmica baseada na nuvem da Microsoft. Denominado Backbone Educacional, o projeto permite a conexão de todos os processos do grupo, desde a captação do aluno até a sua formação.
De acordo com Luis Roberto Macedo Coimbra, diretor de arquitetura de sistemas da Cogna Educação, para desenvolver o novo modelo, todo o sistema de gestão acadêmica e financeira precisou ser repensado para se criar uma estrutura de micro serviços. Com essa missão traçada, o grupo buscou o apoio da Microsoft para elaborar um plano que permitisse destravar e unificar essas funcionalidades.
Um dos primeiros resultados do projeto foi a habilitação dos autosserviços para os alunos. Antes da migração para a nuvem, o índice de serviços acadêmicos e administrativos disponíveis on-line era de 3%, e hoje mais da metade deles está neste formato. “O backbone é o core de todo o contexto que tange processos acadêmicos. Na visão de plataforma, vai ter conexão com todos os processos, desde a captação do aluno, retenção, administrativo, financeiro e a parte de formação; são todas as esferas do meio de educação em um único lugar”, diz Djayson Roberto Eger, gerente sênior do time de arquitetura da Cogna.
O Backbone Educacional inclui, entre outros serviços, a implementação do Azure Cognitive Search, serviço de pesquisa de nuvem executado com IA para desenvolvimento de aplicativos web e móveis, que disponibiliza APIs e ferramentas para a criação de uma experiência de pesquisa focada na necessidade dos usuários.
Com mais de 50 anos de tradição, a Cogna Educação é uma empresa formada pelas instituições Kroton, Platos, Saber e Vasta Educação/ Somos. A companhia atende mais de 2 milhões de estudantes em todo o Brasil, da educação básica ao ensino superior, sendo aproximadamente 1 milhão de alunos atendidos diretamente e 1,4 milhão de estudantes por meio das escolas e instituições de ensino parceiras.