Com 5G, empresas necessitam mais da mineração de dados
Com o 5G, as companhias irão precisar de tecnologias como big data e business intelligence, com o objetivo de auxiliar na organização, armazenamento e gestão dos dados. Esses conceitos são facilmente confundidos, por isso, é importante entender a diferença entre eles.
Armando Kolbe Junior, professor e coordenador do curso de Gestão de Startups e Empreendedorismo Digital do Centro Universitário Internacional Uninter
O volume de dados que irá circular será substancialmente maior com o 5G. Dessa forma, as companhias irão precisar fazer uso de tecnologias como big data e business intelligence, com o objetivo de auxiliar na organização, armazenamento e gestão dos dados provenientes dessa tecnologia.
Os conceitos de big data e business intelligence são facilmente confundidos, pois ambos são relacionados à gestão de negócios, informação estratégica e inteligência competitiva. Nesse contexto, é importante entender a diferença entre business intelligence e big data.
Mesmo sendo termos aparentemente simples, eles apresentam para as organizações soluções distintas e ao mesmo tempo complementares. Na business intelligence (inteligência de negócio ou simplesmente BI), devemos pensar em ação, porque esse termo se refere à análise de dados brutos e sua posterior transformação em informações, auxiliando o gestor a tomar as melhores decisões, mais eficientes e com mais chances de sucesso.
O BI tem como papel encontrar respostas para as questões, com foco no desempenho da organização em sistemas como SIG, ERP e CRM. Tecnicamente falando, o BI faz uso de sistemas que importam fluxos de dados de qualquer tamanho e os utiliza, gerando informativos que apoiarão, servindo de base para decisões específicas.
O business intelligence é uma tecnologia que atua com propósitos mais específicos, contando em seu processo desde a coleta e monitoramento de informações, filtrando e organizando-as. Tem como objetivo oferecer esses dados de forma mais sucinta, para que os gestores recebam as informações, devidamente tratadas, para a tomada de decisões.
Como o business intelligence, o big data é uma tecnologia usada pelas organizações que querem obter vantagem competitiva por meio de informações estratégicas.
Entretanto, temos dificuldades com a sobrecarga de informações que mal conseguimos assimilar. Nas organizações, esse volume é ainda muito maior, porque existem dados de colaboradores, clientes, concorrentes, fornecedores etc. Toda essa informação é muito valiosa, mas só se for tratada corretamente.
Nesse caso, o big data entra com o objetivo de organizar e disponibilizar um grande volume de dados, para que tudo seja facilmente utilizado e devidamente acessado.
O big data está relacionado ao infinito repositório de dados encontrado principalmente na internet. Big Data é um termo mais generalizado e abrangente, pois os sistemas digitais geram uma quantidade gigantesca de dados, e seu objetivo é justamente criar abordagens para armazená-los.
Podemos sintetizar dizendo que a diferença entre business intelligence e big data é também o fato pelo qual as duas estratégias são complementares. Uma atua de forma mais sistêmica e contínua, enquanto a outra trabalha com um objetivo específico, pois as soluções de Big Data servem para minerar dados de forma mais precisa, enquanto as ferramentas de BI analisam e condensam informações para tomada de decisões, tornando-se uma dupla importante para o sucesso das organizações.