Comba Telecom aposta em reconhecimento facial
Redação, Infra News Telecom
O reconhecimento facial deve ganhar força nos próximos anos no Brasil. Aos poucos, governos e empresas utilizam a tecnologia para controle de acesso e aplicações de segurança pública. “Os sistemas digitais tradicionais serão substituídos pelo reconhecimento facial para melhorar a experiência do usuário e criar um ambiente mais preciso tanto na segurança pública como na patrimonial”, diz Johnny Brito, CEO da Comba Telecom no Brasil.
De olho nessa tendência, a Comba Telecom, com forte atuação global no mercado de soluções wireless, decidiu ingressar nesse segmento com o ScanVis, uma plataforma de reconhecimento facial voltada para o controle de acesso, segurança e análise de dados, que usa sistemas de algoritmos próprios, desenvolvidos a partir de inteligência artificial e treinados por meio da tecnologia de deep learning com mais de 100 milhões de faces. “O sistema é capaz de processar imagens em menos de 1 segundo. Além disso, ele é escalável e fornecido de acordo com a necessidade de cada cliente”, completa Brito.
Basicamente, o ScanVis é composto pelo Gateguard, um dispositivo para controle de acesso e reconhecimento VIP; AIEng e Face-in-one, para monitoramento e segurança; e Digital Signage, que rastreia dados do público, como idade, gênero, e tráfego, por meio de reconhecimento facial. Para aplicações de segurança pública, o sistema inclui óculos inteligentes e cases portáteis para fácil movimentação em campo, além de aplicativos móveis. Também está preparado para atender às exigências da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e nenhuma imagem é armazenada no servidor.
A solução pode ser implementada em diversas aplicações como grandes eventos ou shows, estádios, cidades, hospitais, prédios corporativos e residenciais e instituições de ensino, além da área de segurança pública com, por exemplo, o monitoramento e da análise de pessoas e placas de carros. “Nossa plataforma já está sendo usada para controle de acesso numa grande empresa de contact center no Brasil”, diz Brito, sem revelar nomes. A companhia também realizou provas de conceito para a área de segurança pública nos estados de Minas Gerais e Bahia. O estádio Arena Fonte Nova, em Salvador, já instalou o ScanVis em sua área VIP para o reconhecimento dos seus sócios-torcedores. “Também estamos trabalhando com dois bancos para usar nossos aplicativos para acesso as contas via reconhecimento facial. Isso vai democratizar ainda mais a tecnologia”.
5G
Segundo Brito, a empresa já está preparada para oferecer produtos compatíveis com às novas demandas do 5G. A companhia já forneceu equipamentos com a tecnologia na Ásia e Europa. “A linha já está disponível e vai desde antenas para estação radiobase para ambientes internos e externos até soluções para backhaul e sistemas de inteligência artificial. Falta aguardar as definições da Anatel sobre o leilão, que deve acontecer no segundo semestre deste ano”, finaliza o executivo.