Saiba como definir os seus objetivos de forma SMART
Edgar Amorim, Analista comportamental e coach
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Todo início de ano muitas promessas são feitas para realizar muitos objetivos, no entanto, ao longo dele a maioria esquece o que prometeu. Na vida profissional também passamos pela definição de vários objetivos que nem sempre são fáceis de serem atingidos.
Na carreira é ainda mais importante definir objetivos que possam ser conquistados. Essa questão é bastante complexa e bem antiga e uma proposta feita num artigo de 1981 ganhou força ao longo dos anos e começou a ser mais conhecida – principalmente pelos os seus resultados.
Proposta por George T. Doran, diretor de planejamento de uma empresa norte-americana, no artigo “There’s a SMART Way to Write Management’s Goals and Objectives”, a abordagem SMART indica as características importantes para a determinação de um objetivo, ou meta, de forma forte, clara, objetiva e impulsionadora. Deve ser específico (Specific), mensurável (Measurable), alcançável (Achievable), relevante/realista (Relevant/Realistic) e temporal/tempo (Time bound).
Específico
É necessário responder o que, porque e como. Ou seja, o que se pretende obter, o motivo e como atingir. Um exemplo é “implementar um sistema de controle de vendas (o que), usando um processo claramente definido e com roteiro de uso (como) para a empresa obter informações detalhadas de vendas” (porque). Outros objetivos podem ser mais curtos, porém sempre devem ser muito específicos.
Para ser específico, responda:
● O que a meta pretende alcançar?
● Como e porque será alcançada?
Mensurável
É preciso dar instruções claras para o cérebro, caso contrário ele não sabe comandar e por onde começar – e aí a procrastinação chega forte.
Para ser mensurável, responda:
● Como você irá medir o progresso em direção ao objetivo a ser atingido? Liste no mínimo dois indicadores.
Alcançável
Também pode ser interpretado como atraente. A ideia é que se avalie a existência de todos os recursos necessários para que seja possível alcançar o objetivo. Esses recursos podem ser habilidades, competências, conhecimentos ou pessoas. Muitas vezes, um objetivo principal é composto de vários objetivos menores e é preciso ter claro quais são.
No caso de objetivos de carreira, é muito importante que eles sejam atraentes para quem os formula. O objetivo do outro pode ser muito interessante, mas se para você ele não for atraente, você pode se boicotar por achar muito difícil. Você pode atingir a maioria das metas quando planeja seus passos com sabedoria e estabelece um prazo.
Para ser alcançável, responda:
● É possível?
● Os outros atingiram anteriormente?
● Você tem os conhecimentos, competências, habilidades e recursos necessários para alcançar o objetivo?
Realista
Você deve garantir que o seu objetivo seja real nas atuais circunstâncias de sua vida e para o nível de sua habilidade. Ser realista não significa que você precise definir limites e sim descobrir como andar antes de começar a trabalhar para alcançar o seu objetivo.
Para ser realista, responda:
● Qual é a razão, propósito ou benefício em atingir essa meta?
● Qual é o resultado do objetivo?
Temporal/tempo
Ter um objetivo com tempo determinado para ser atingido é uma das melhores práticas para evitar a procrastinação. Objetivos, ou metas, devem estar sempre associados a um prazo, que cria um senso de urgência.
Para considerar o tempo, responda:
● Qual é a data para cumprir o objetivo?
● Essa data cria um senso prático de urgência?
Agora que você conhece como estabelecer objetivos e metas SMART, é só por em prática no seu próximo planejamento profissional e de carreira.
Sucesso!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.