Como melhorar a eficiência energética do data center
Redação, Infra News Telecom
Melhorar a eficiência energética do data center é uma preocupação constante dos gestores de TI e provedores de serviços. Esses ambientes não podem parar e precisam de disponibilidade de energia 24×7, já que qualquer falha ou inatividade pode causar grandes prejuízos, tanto financeiros como de reputação. “Os sistemas de gerenciamento de energia ajudam nessa tarefa ao fornecerem um controle transparente, eficiente e unificado do consumo do site”, comenta Victor de Jesus, engenheiro da Choice Tecnologia, representante exclusiva no Brasil da alemã Janitza, empresa focada em gestão de energia.
A Janitza fornece hardware e software para o monitoramento elétrico contínuo de um data center, incluindo histórico de banco de dados, tensões e níveis de corrente.
Um dos elementos é o GridVis, uma solução de software disponível em quatro versões: GridVis Basic; GridVis Professional; GridVis Service; e GridVis Ultimate. A primeira é uma edição gratuita limitada a cinco dispositivos monitorados, com tela gráfica, relatórios manuais, visualização de páginas de topologia e banco de dados da Janitza.
As outras três versões não têm limite de dispositivos e contam com funcionalidades adicionais. A GridVis Professional traz recursos como gerenciamento de usuários, importação de dados CSV, relatórios RCM e leitura automática de dispositivos de medição.
Na GridVis Service as ferramentas adicionais incluem servidor virtual para o registro automático de banco de dados no background, alarmes, relatórios automáticos, interface REST (para o desenvolvimento de página web), Modbus genérico e exportação de dados em Excel.
Já a GridVis Ultimate é a versão mais sofisticada com interface de página web e gerenciamentos de usuário expandido, de imagens e de templates e dashboard, além de KPIs – avaliação de indicadores de performance e visão geral dos dispositivos com função gráfica.
A linha também inclui medidores, transformadores de corrente e registrador de dados. “Fornecemos uma solução para o mapeamento completo da rede, desde a entrada do ambiente e distribuição até os equipamentos, racks, servidores, storages e ar condicionado. Assim, o gestor tem indicadores para traçar planos de eficiência energética”, completa o engenheiro.
Por trabalhar com protocolos abertos, a solução pode ser integrada a hardware ou software de terceiros. De acordo com Jesus, a companhia conta com mais de 500 dispositivos monitorados em data centers do país.