Foto: Freepik
Como uma infraestrutura eficiente pode se reverter em custo-benefício aos provedores
Danielle Barros, CEO da Pematel
Conteúdo oferecido por Pematel, fornecedora de soluções de fibra óptica
No Brasil, o modelo mais comum de cabeamento para fibra óptica é o aéreo, com ligação entre os postes de energia elétrica. Assim, para fazer a intermediação da infra do ISP até a casa do cliente, prédios e empresas, os cabos devem ser ancorados e presos nos postes de forma adequada e com materiais resistentes.
Confiabilidade, qualidade e agilidade são características chaves para o bom funcionamento da infraestrutura de um provedor de Internet. No Brasil, o modelo mais comum de cabeamento para fibra óptica é o aéreo, com ligação entre os postes de energia elétrica. Assim, para fazer a intermediação da infra do ISP até a casa do cliente, prédios e empresas, os cabos devem ser ancorados e presos nos postes de forma adequada e com materiais resistentes.
Mas, afinal, como cabos de fibra óptica são alocados nos postes elétricos para a transmissão do sinal de Internet? De modo geral, todos os postes recebem:
Abraçadeira BAP. Seu principal objetivo é sustentar, fixar e ancorar os cabos de fibra óptica no topo dos postes.
Kit ancoragem. Trata-se de um conjunto de materiais que são utilizados no início e no final do cabo de fibra, garantindo o posicionamento correto do cabo, sem forçar ou deixar muito solto após o cabeamento.
Cabo backbone. É a partir desse cabo que saem as ramificações para outros cabos da rede. Por ser um cabo bastante resistente e encorpado, impede dobras mesmo em curvas ou esquinas. Para essa finalidade, é preciso cortar o cabo e colocar em uma CEO – caixa de emenda óptica, para fazer as ramificações primárias a partir do splitter balanceado ou desbalanceado. Após o cabeamento, há a instalação das CTO’s e as reservas técnicas de cabos até a casa do cliente.
Para evitar desperdícios financeiros com cabos e equipamentos, é essencial ter um bom projeto de rede, considerando que a escolha de um bom fornecedor é tão importante quanto a aquisição dos equipamentos. É fundamental buscar fornecedores com experiência no mercado, com materiais homologados e de qualidade.
Abaixo algumas dicas para fazer esse planejamento:
1 – Elabore o projeto de sua rede, estabelecendo a área que deseja atender e determinando as quantidades de equipamentos a serem adquiridos, para não haver sobra de materiais e prejuízo com estoque sem futura utilização.
2 – Escolha um bom fornecedor que ofereça materiais de qualidade, com nota fiscal.
3 – Tenha um bom controle de estoque e equipamentos, para que não ocorra a interrupção de serviço por falta de materiais necessários para manutenção, seja na rua ou na casa do cliente.
4 – Proporcione um atendimento de alto nível, não apenas na área técnica, mas também na gestão, com o objetivo de buscar inovações que melhorem a experiência do cliente.
5 – Proponha soluções que contribuam para o aumento de receita e rentabilidade que estejam associados a melhoria da comunicação e da experiência dos usuários.
Um produto de baixo custo pode trazer prejuízos para empresa. Um produto de qualidade inferior, pode acarretar menor durabilidade, ocasionando muitos defeitos, manutenções e trocas de equipamentos. Assim, ainda que no início o preço acessível pareça vantajoso, acabará saindo muito mais caro.
Essa carência de qualidade não impacta somente financeiramente a empresa, como o serviço prestado pelo provedor pode sofrer muitas reclamações por interrupção de conexão, e, considerando que a internet é uma ferramenta imprescindível na vida das pessoas, a empresa que recebe muitas reclamações/cancelamentos pode se tornar menos competitiva.
Lembre-se que as tecnologias estão em constante evolução. Esteja preparado para adequar-se a elas e às demandas decorrentes desse avanço. Evidentemente, o capital é sempre um grande desafio, mas a economia em equipamentos para telecomunicações pode representar maiores custos no futuro. A base do serviço oferecido que engloba o projeto, a infraestrutura e os equipamentos precisa ser sólida e de qualidade para sustentar o negócio.
Como identificar produtos de qualidade
Verifique se o produto possui a homologação pela Anatel.
Verifique com o revendedor/fabricante quais as garantias que o produto possui.
Busque uma comparação de produtos premium existentes no mercado, avaliando os prós e contras de produtos de menor custo.
Nunca deixe de verificar em redes sociais e sites de reclamações o que dizem sobre a marca e sua confiabilidade.
Salientando também que um material de baixa qualidade pode acarretar prejuízos ambientais, provocando danos elétricos, bem como curtos-circuitos.
Sobre a Pematel
Atuante no mercado de telefonia e Internet há mais de 25 anos, com compromisso e dedicação aos seus clientes. É especializada na comercialização de produtos de alta qualidade para infraestrutura da rede de fibra óptica e com materiais a pronta entrega.
Seu foco é promover a garantia da qualidade em todas as etapas, disponibilizando um know-how de produtos que abrangem desde ferragens a equipamentos para fibra óptica. O objetivo é que o provedor obtenha a solução completa para suas instalações, além de um atendimento personalizado e um pós-venda dedicado a solucionar eventuais dúvidas e problemas.