Compass Minerals investe R$ 1,5 milhão em tecnologias de virtualização e hiperconvergência
Redação, Infra News Telecom
Com investimentos de R$ 1,5 milhão, a Compass Minerals, uma das principais fornecedoras globais de minerais essenciais, implantou tecnologias de virtualização e hiperconvergência para modernizar o seu data center brasileiro, com foco na performance, inovação, flexibilização e segurança de dados. O projeto contou com soluções da VMware e contemplou, além da matriz, as principais filiais da empresa, em Recife e São Paulo.
A SoftwareOne, provedora global e fornecedora soluções de ponta a ponta para softwares e tecnologia de nuvem, foi responsável por conduzir o trabalho. A companhia atuou no desenvolvimento e realizou todo o estudo de métricas de performance, volume, quantidade de licenças e distribuição geográfica para a implementação da solução de hiperconvergência e a substituição da ferramenta de virtualização da Compass.
Segundo Dennys Vieira, solution sales specialist da SoftwareONE, a Compass contava com algumas ferramentas muito limitadas tecnicamente e que impactavam diretamente o negócio. “Se acontecesse algum imprevisto e precisassem recuperar algum dado rapidamente, não seria possível devido aos poucos recursos que possuíam. O tempo de recuperação era muito alto”, diz.
Para ele, um dos pontos positivos percebidos imediatamente no projeto foi a redução dos servidores, entregando o mesmo desempenho e com sobra de recursos. “Inicialmente, tínhamos um cenário com seis servidores responsáveis pelo suporte do workload. Com este novo ambiente, conseguimos reduzir para quatro e redistribuir essas ferramentas para as outras filiais da empresa, aproveitando o investimento, garantindo desempenho para a carga de trabalho e, ainda, possibilitando o crescimento para demandas que possam surgir”, pontua.
O processo de atualização da infraestrutura da Compass contou com três etapas: licenciamento, hardware e implementação da tecnologia da VMware. “O que ficou muito claro desde o início são as melhorias em relação à performance de todos os servidores e aplicações. O gerenciamento de recursos de hardware que temos hoje é muito mais otimizado e utilizado e a experiência com a ferramenta é muito mais forte, o que proporciona diversos recursos e tipos de estratégias que podemos adotar em nosso ambiente”, diz Vinicius Ribeiro, gerente de TI da Compass Minerals. O projeto impactou aproximadamente 1,2 mil funcionários da companhia.