Comunicação interpessoal: Uma competência essencial
Edgar Amorim, facilitador DiSC e coach executivo, da Amorizar Pessoas
Todas as organizações são compostas por pessoas – escolas, empresas, igrejas e tanto mais. Num nível maior ou menor, as atividades que ocorrem nessas organizações sempre precisam de interação entre pessoas – o que é chamado de comunicação interpessoal.
Quanto melhor for essa comunicação, melhor será o resultado das atividades, da organização e das pessoas. Portanto, dominar a comunicação interpessoal é um passo importante na vida profissional. Comunicação interpessoal vai muito além de falar corretamente e de forma clara.
A teoria da comunicação inclui fala de “emissor” (quem fala), de “receptor” (quem ouve) e de “ruído” (fatores que podem modificar a mensagem original) e “filtro” (como o receptor interpreta a mensagem, baseada em seus valores pessoais). Esses pontos são importantes, afinal nem sempre o que queremos dizer é entendido pela outra pessoa de forma clara – até por isso é sugerido que perguntemos para o interlocutor o que ele entendeu sobre o que foi dito para garantirmos que a mensagem foi recebida corretamente.
Um outro ponto também é muito importante e mais difícil de se lidar: a forma com que a mensagem é dita. A entonação, velocidade e emoção usadas na fala podem ser interpretadas de várias formas, dependendo de como o interlocutor se relaciona com o mundo. O ideal para uma comunicação interpessoal eficiente é que a pessoa tenha um bom autoconhecimento e conhecimento do outro para ajustar a comunicação. Existem ferramentas que podem colaborar muito nesse quesito. Uma ferramenta simples de entender e que vem sendo muito utilizada nos últimos anos é o modelo comportamental DiSC. Esse modelo foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Willian Marlston, por meio de uma pesquisa acadêmica que foi apresentada no livro “A emoção das pessoas normais”.
Intuitivamente, já temos algumas percepções sobre o modelo DiSC. Você já percebeu que algumas pessoas são muito aceleradas e outras são mais quietas e observadoras? Ou ainda, que algumas são mais detalhistas enquanto outras preferem ir direto para a ação sem analisar detalhes? O modelo DISC explica essas diferenças e mostra que o comportamento das pessoas está dividido em duas dimensões:
Uma em que a pessoa é ativa, acelerada, assertiva, dinâmica, ousada ou é de ritmo moderado, pensativa, calma, metódica, cuidadosa;
Outra em que é questionadora, focada em lógica objetiva, cética, desafiadora ou é crédula, centrada em pessoas, empática, receptiva, agradável.
A pessoa que é ativa e ao mesmo tempo questionadora tem um estilo comportamental Dominância ou “D” e é uma pessoa de ação, que gosta de ter o controle e de atingir resultados, é direta, dentre outras características.
A pessoa que é ativa e ao mesmo tempo centrada em pessoas tem um estilo comportamental Influência ou “i” e é uma alguém que gosta de se relacionar com pessoas, é muito animada, fala bastante, dentre outras características.
O indivíduo que é centrada em pessoas e ao mesmo tempo de ritmo moderado tem um estilo comportamental Stabilidade ou “S” e gosta de ajudar, prefere ambientes estáveis, é paciente, bom ouvinte dentre outras características.
A pessoa que é de ritmo moderado e ao mesmo tempo questionadora tem um estilo comportamental Cautela ou Conscienciosidade “C” e é uma pessoa muito meticulosa, gosta de exatidão e qualidade, é direta.
Para conhecer seu estilo DiSC, pergunte-se: sou acelerado ou de ritmo moderado? E depois, sou questionador ou centrado em pessoas? E de acordo com a combinação das duas respostas você descobre seu estilo, conforme descrito acima. Isso aumentará seu autoconhecimento. Seu estilo DiSC indica sua forma natural de agir no dia a dia.
Não existe estilo melhor ou pior, todos tem pontos fortes e pontos a desenvolver. Conhecer seu estilo vai lhe propiciar antecipar se alguma situação pode ser fácil de enfrentar ou se você precisará fazer algum esforço para agir de forma mais eficiente. Fazendo as mesmas perguntas, mas em relação a outra pessoa, você descobre o estilo dela e com isso vai poder adaptar sua fala de acordo com o jeito preferencial dessa pessoa interagir. Dessa forma a comunicação interpessoal será mais eficiente.
Vamos a um exemplo para melhor assimilação do tema. Digamos que um vendedor vai entregar uma proposta para um comprador de uma empresa que é um cliente potencial. Se o comprador tiver estilo “D”, ele gosta de comunicação direta e sem rodeios. Se o vendedor chegar perguntando sobre o fim de semana ou sobre o futebol, pensando estar agindo de forma amigável, ele estará enganado. Esse comprador, estilo “D”, prefere ir direto ao assunto. Agindo dessa forma o vendedor perderá pontos e talvez o comprador nem queira mais recebê-lo. Por outro lado, se o comprador fosse estilo “i”, ele adoraria conversar sobre o fim de semana e sobre futebol antes de se falar em proposta. Nesse exemplo, se o vendedor conhecer seu próprio estilo e descobrir o estilo do comprador, por meio das duas perguntas, ele saberá exatamente qual será a forma mais eficiente de se comunicar e com isso melhorará suas chances de fechar o negócio.
Outro exemplo é de um colega de trabalho que muitas vezes parece frio e duro na sua forma de falar. Provavelmente, ele tem um estilo “D”. Colegas que sejam do estilo “S” podem levar algumas falas desse indivíduo “D” para o lado pessoal e aí o relacionamento pode ficar difícil entre eles, diminuindo consideravelmente a eficiência de trabalho. Se o indivíduo “S” entender que o jeito duro de falar do indivíduo “D” é o jeito natural dele se expressar, ele não consumirá energia pensando que é algo pessoal e a eficiência do trabalho pode aumentar muito.
Pode parecer difícil tudo isso, mas com um pouco de prática você poderá aumentar muito sua eficiência no trabalho e até nas relações pessoais.
Para ajudar, existem avaliações DiSC, onde você responde um “teste” e obtém um relatório detalhado do seu perfil, e existe workshop para desenvolver essas habilidades da comunicação interpessoal.
Como está sua comunicação interpessoal? Que tal aplicar os conceitos acima? Quando e onde?
Sucesso!!!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.