Comunicação unificada na nuvem traz benefícios para empresas de todos os tamanhos
Redação, Infra News Telecom
Os sistemas de comunicação unificada na nuvem ganham espaço no mercado corporativo, principalmente, por oferecerem mais eficiência aos negócios ao integrarem ferramentas completas de colaboração com agilidade e simplicidade. Além disso, as soluções na nuvem eliminam os custos atrelados a uma implantação física de hardwares e manutenção.
Ao optar pela cloud, as empresas pagam para um provedor de serviço uma assinatura mensal, sem se preocupar com atualizações, segurança e disponibilidade, podendo aumentar ou reduzir os seus investimentos de acordo com as suas necessidades.
Segundo uma pesquisa da Market Research, o mercado mundial de soluções de comunicação unificada alcançará a marca de US$ 61,9 bilhões até o final deste ano, uma CAGR – taxa composta de crescimento anual de 15,7% entre 2012 e 2018. Esse resultado será puxado pela nuvem e pelo aumento do uso de dispositivos móveis nas empresas.
Na visão de Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, fornecedora de sistemas, aplicativos e soluções de tecnologia da informação e telecom, as ferramentas de nuvem já ultrapassaram a eficiência e qualidade dos sistemas tradicionais. “A telefonia em nuvem sai na frente por inúmeros motivos, além de gerar uma economia entre 20% e 80% para as empresas, ela entrega um sistema mais completo. Hoje, qualquer companhia que deseja se manter no mercado precisa se atualizar”, explica.
Entre os serviços oferecidos na nuvem estão a URA humanizada (pré-atendimento que guia os clientes pelos menus com fonética similar a uma conversa entre humanos), discador automático, relatórios completos com gráficos, resumo sobre chamadas e monitoramentos. “Tudo isso com flexibilidade e otimização da infraestrutura”, completa o executivo.
Assim, os resultados incluem economia, ausência de cabos e fios, já que todos os serviços são hospedados na nuvem, novas possibilidades de software e aumento produtividade. “As características da telefonia em nuvem melhoram a performance do negócio. A conectividade trouxe mais dinamismo e agilidade para resoluções de problemas e tomada de decisões”, finaliza Chabbouh.